segunda-feira, 18 de maio de 2009

A hora chegou?

Embora a sua prática política seja bem diferente da que é pautada pelos políticos atuais, que gostam de atropelar períodos eleitorais e só pensam no poder em detrimento das mazelas sociais, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, vai, de mansinho, mesmo contra a sua vontade, tendo que assumir a condição de pré-candidato ao Governo do Estado em 2010.

Para que isso pudesse acontecer, bastaram as ‘provocações’ - vereadores de Campina visitando o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, que assumidamente é candidato ao Palácio da Redenção desde criança; além da forçada de barra dos jornalistas, que a todo instante cutucam o ‘Cabeludo’ para que fale do pleito do próximo ano.

Veneziano tem se mostrado cauteloso em relação ao tema. Tem dito que o lançamento de candidaturas é um desrespeito ao cidadão que clama por ações municipais. Diz preferir focar momentaneamente, suas energias pelo desenvolvimento de Campina.

Só que a força do povo é mais forte e os aliados acabam cobrando posições antecipadas assim mesmo. Foi assim em Pedras de Fogo, na festa da emancipação política da cidade. Vené foi muito aplaudido e soube até que as manifestações individuais em prol do seu nome para o Governo foram intensas.

Em Patos, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcos Eduardo dos Santos (PMDB) lançou a candidatura de Veneziano ao Governo em 2010. Na visão do vereador “Veneziano tem todos os requisitos necessários para ser o candidato a governador no ano que vem pelo PMDB e trazer as mudanças que tantos os paraibanos almejam e para um estado justo e melhor para os paraibanos”.

E olha que não se trata de uma decisão individual, mas conforme o vereador, toda a bancada do PMDB e aliados de Patos também querem que Veneziano seja o candidato a governador no próximo ano.

Marcos Eduardo disse ainda que por onde anda vê nos olhos das pessoas e sente o carinho da população por onde Veneziano passa. “As pessoas querem tocar nele, querem tirar uma foto para guardar de recordação; as senhoras o abraçam como se fossem seu filho e umas chegam a se emocionar tanto é a emoção”, declarou o presidente.

Pelo andar da carruagem, vai ser difícil segurar o ‘Cabeludo’. Sei que não se trata de uma aspiração egoísta. Campina Grande, pela sua importância econômica e política, precisa de um Governador que cumpra o mandato sem macular a sua imagem.

O cenário
O prefeito Veneziano Vital tem toda razão quando diz que o cenário político em 2010 será bem diferente do que vemos atualmente. E digo mais, será infinitamente adverso ao quadro que é desenhado e desejado pelos meios de comunicação do Estado.

Muita imaginação
Alguns sites da Capital teimam em construir um clima de hostilidade entre o prefeito Veneziano e o Governador José Maranhão. Aconselho a esses jornalistas a ‘tirarem o cavalo da chuva’, pois os dois estarão em 2010 bem juntos.

Será possível?
Os vereadores de oposição ao desenvolvimento de Campina precisam de uma lição urgentemente. Alguns já pagaram com a derrota nas urnas, mas outros não aprendem mesmo e teimam em rejeitar projetos do Executivo por pura perseguição ao prefeito Veneziano. Vetar a criação da Guarda Municipal e das Secretarias de Ciência e Tecnologia e de Agricultura é um absurdo. A cidade já perdeu gordos recursos. Esses parlamentarem precisam entender que Veneziano não é prefeito pra toda vida e que essas Pastas permanecerão independentemente de quem esteja no poder. Gesto pequeno e irresponsável desses e dessas camaradas.

Inacabada
Dizer que Veneziano entregou a Avenida Juscelino Kubitscheck inacabada é mesmo um absurdo. É o tipo de mentira que não merece ser respondida, já que os moradores dos bairros Presidente Médici e Cruzeiro sabem muito bem a importância daquela obra.

Amenizaram
A Assessoria do Governador José Maranhão em Campina amenizou na hora de divulgar o período de atraso das obras da construção de casas na cidade pela gestão Cássio. Divulgaram que o atraso vem do ano passado. Na verdade, estão paralisadas desde 2004.

O voto deve valer
Concordo com o ex-Governador Cássio quando disse que não basta apenar o eleitor votar, mas que o voto deve valer. O problema, caros amigos, é a forma como esses votos foram conquistados. Isso faz uma diferença muito grande em uma eleição.

3 comentários:

Claudio Quirino Mendes disse...

Queria, publicamente, me desculpar do Jornalista Josué Cardoso. Não sabia que o nobre jornalista servia ao Prefeito Veneziano e é SUB-coordenador de Comunicação do Município de Campina Grande. Pois bem, sendo servidor de Veneziano, é indispensável que o nobre jornalista siga as ordens e os mandados do chefe. Elogios e bajulação é praxe para tal cargo. Desculpe-me nobre jornalista, continue seu trabalho de atuante servidor. Suas palavras escritas valem tanto quanto seu salário.

Anônimo disse...

Esta bichona das 'comunicações' ACHA que o veneZINHO vai a algum lugar em 2010. Calma jornalistasinho... a hora ainda não é essa, e espero que não chegue! Por enquanto é Ricardo, queira ou não queiram.

gustavopguedes disse...

Triste e pobre jornalismo paraibano! Se é que podemos chamar isso que se faz na Paraiba de jornalismo! Lamentavel, isso é realmente lamentavel!