quarta-feira, 19 de março de 2008

Museu Pandeiros: será mais uma maquete eletrônica?

Como a Semana é Santa, abrirei espaço na coluna de hoje para tratar de temas futurísticos, bem apropriado para o período, mas sem querer de forma alguma dizer que Jesus é um tema de ilusão. É verdadeiro e acredito nele piamente. Pois bem, nada melhor do que comentar sobre o Museu Pandeiros (maquete ao lado), que o Governador Cássio quer construir em Campina.

Frase do Governador: “Achei Lindo”, referindo-se ao projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Segundo o Governador, o Museu será construído às margens do Açude Velho – cartão postal da cidade e vai homenagear três grandes nomes da música nordestina, dentres eles Marinês e Jackson do Pandeiro.

Confesso, também achei lindo o projeto. Uma beleza. As homenagens são justas e oportunas e merecem meu aplauso. Só tenho algumas perguntas que gostaria muito que me fossem respondidas pela assessoria do Governador ae enviadas ao meu e-mail – josueparaiba@yahoo.com.br – quanto custou ao Estado o projeto feito por Oscar? Em que local será construído o Museu? Dizem que será onde funcionava o antigo Complexo 5. Só tem uma coisa - a área não pertence à Prefeitura?

Tem outras perguntas: é obra de verdade ou é mais uma maquete eletrônica daquelas que Campina está acostumada a ver? Infelizmente tenho que falar nesses assuntos, porque o próprio Governador dá margem pra isso. Temos o exemplo do famoso Centro Gregário (maquete ao lado), apresentado em 2000 por Cássio, veiculado em guia eleitoral, mas que só se tornou realidade graças ao empenho do prefeito Veneziano, que construiu no local a Vila Olímpica Plínio Lemos e que já conta com 1.700 inscritos antes mesmo de funcionar definitivamente; depois vieram o Shopping Garagem, que seria edificado onde hoje é a antiga rodioviária; o Centro Administrativo de Campina (apresentado há muitos anos atrás e projeto pelo mesmo Neimeyer)) e o de João Pessoa (lançado recentemente) ; projeto da reforma do Mercado Público, Escadarias do Jeremias; ponte ligando Cabedelo a Lucena...

Tem gente comparando o Governador a um conhecido personagem do desenho animado, conhecido por Bob e que vive sempre a criar coisas incríveis em sua mente, mas que não consegue torná-las realidade. O desenho chama-se "O Fantástico mundo de Bob"; transportando para o nosso Governador, seria - "O Fantástico Mundo de Cássio". É, procede, tem pertinência a comparação.

Desculpem-me, mas é incrível a gente ter que acompanhar matérias como essas ocupando espaços nobres na nossa mídia. É, no mínimo, um desrespeito à inteligência dos paraibanos. Como pode um Governo apresentar um projeto como esse se todos vemos dificuldades imensas em vários setores da administração? Não vou nem nominá-las, porque é de conhecimento público.

Será que o Governador vai querer construir o Museu Pandeiros igualmente ao que fez com o viaduto? Sem fazer consulta pública? será que vai gastar cerca de R$ 30 milhões nessa obra? será que não temos outras prrioridades? Desculpem-me o atrevimento. Será que não seria mais útil destinar os recursos para, por exemplo, terminar mais de 500 casas que estão abandonadas pelo Estado no Novo Cruzeiro desde a campanha de 2006? ou então o Restaurante Popular que seria feito no centro da cidade, que está com a placa há mais de dois anos? ou quem sabe ajudar o prefeito Veneziano em obras diversas? Aguardo respostas.

Admiração
Continuo a ser "admirado" pelos blogs da vida. Virei celebridade. No de Marcos Marinho sou o centro das atençlões. Obrigado mesmo pelas referências, algumas desrespeitosas, é verdade, mas quem está na chuva é pra se molhar mesmo. E como não tenho medo nem de chuva e nem de cara feita, continuarei a faser jornalismo, sem medo dos que se acovardam no anomimato e ameaçam a liberdade de expressão.

E não é da Igreja?
A direção da Rádio Caturité esclarece que a rádio Caturité não pertecente à Igreja Católica, mas sim a pessoa física. Revelação que está dando muito o que falar e sendo objeto de muitos questionamentos. O assunto promete...

Sem consistência
Com todo respeito que tenho a ex-prefeita Cozete Barbosa (foto), mulher que admiro, desde os velhos tempos de sindicalista e mesmo como vereadora, onde tive a oportunidade de acompanhá-la na condição de repórter do Jornal da Paraíba, mas tem sido deselegante as suas críticas ao prefeito Veneziano. Até porque ela tem várias pessoas da sua quota pessoal na atual administração, como a própria irmã, Lígia Barbosa, profissional eficiente, e até mesmo jornalistas que atuam em assessorias de imprensa e sem falar em pessoas que exerceram cargos importantes na sua gestão. Os jornalistas contrários ao Governo Veneziano estão adorando entrevistar Cozete, que, na minha opinião, deveria recuperar o tempo perdido de uma outra forma, contribuindo com sua inteligência para que continuemos a ter uma uma Campina Melhor pra se Viver, Orgulho da Gente. Até a próxima amigos!