domingo, 24 de maio de 2009

Zé, Vené e as eleições 2010

A semana foi mesmo um prato cheio para os jornalistas que exploram o mundo político aqui na nossa terrinha e também para os fofoqueiros de plantão. Plantou-se de tudo na mídia, notadamente nos sites sensacionalistas, que mais parecem os conhecidos tablóides habituados a extrapolar os limites do respeito e da verdade.

Nesse jogo de interesses, no entanto, o prefeito Veneziano foi quem mais contabilizou mais pontos ao anunciar o apoio do vereador Alcides da Weider, antigo defensor das causas cassistas. Foi mesmo uma ducha fria nas intenções do grupo comandado pelo ex-governador cassado que agora mora bem pertinho de Obama, lá nos EUA.

E isso, podem acreditar, vai fazer muita diferença para 2010. Veneziano, ao estilo dos mineiros, vai pavimentando sua estrada rumo ao Palácio de forma bem inteligente. O prefeito de Campina Grande vai garimpando apoios importantes, da Capital ao Sertão.

Em João Pessoa, tem a simpatia dos eleitores de Mangabeira, o maior colégio eleitoral da Capital. Em Patos, o prefeito Nabor e o presidente da Câmara Municipal já defendem Vené 2010. Nos próximos dias. Com o aval do Governador, o prefeito campinense percorrerá várias cidades paraibanas. Veneziano vai atender inúmeros convites que lhe foram formulados desde o ano passado.

E a presença do Governador José Maranhão em Campina Grande, sexta-feira passada, foi mesmo marcante para Veneziano e seu grupo. Zé disse que Vené poderá ser seu candidato em 2010 se o mesmo estiver na sua frente nas pesquisas.

A declaração de Zé foi reproduzida pela TV Paraíba, no JPB, emissora que cobre mais de 90 por cento do território estadual e detém uma grande audiência no horário. Em que pese o desejo da Capital (leia-se jornalistas da Capital), em exaltarem apenas Cícero e Ricardo, o nome Veneziano está em curva ascendente.

Ainda há muito chão a percorrer e simpatias a conquistar. São 223 municípios. A Paraíba tem hoje 2.655.369 eleitores, divididos em 1.396.776 mulheres e 1.258.103 homens. O município de João Pessoa é o maior colégio eleitoral com 443.777 eleitores. Na segunda posição aparece Campina Grande com 266.516. O município de Santa Rita vem em terceiro com 82.435 eleitores. Na quarta colocação está o município de Bayeux com 67.596 eleitores. Em quinto aparece o município de Patos com 65.494 e em sexto Sousa com 45.295.

Nada de caricato
Concordo com o prefeito em Veneziano em preocupar-se em mostrar para mídia, durante o Maior São João do Mundo, uma Campina bem diferente daquele Nordeste que a TV gosta de apresentar: pessoas desnutridas, banguelas e montadas num jegue. Campina não se assemelha a isso. Possui universidades públicas e privadas, um forte potencial econômico e tecnológico, seus políticos (exceção dos que nos envergonham), sua bela Feira Central, seus forrozeiros, artistas de renome como Genival Lacerda, Amazan, Ton Oliveira, Elba Ramalho e tantos outros.

Opção pelo ridículo
No ano passado, dois artistas da Record estiveram na cidade e os acompanhei por dois dias na cobertura do Maior São João do Mundo. No Parque do Povo, escolhiam apenas as mulheres menos dotadas de beleza e com pouca formação educacional. Claro que temos uma realidade de Nordeste que não deve ser escondida, mas convenhamos, a mídia do Sudeste gosta muito de explorar, com nossa anuência, apenas o lado sofrido da Região. Temos a obrigação de mudar realidades e divulgar o que temos também de melhor.

É feio demais
Contaram-me que o ex-prefeito de Pocinhos, Adriano Galdino, teria enviado o seguinte recado para o prefeito Ricardo Coutinho. Que apóia Ricardo para Governador em 2010, mas teria exigido que o mesmo nem aparecesse na sua cidade para pedir votos. Galdino teria dito: “Ele é muito feio, deixa que eu garanto os votos por aqui”.

A enquete do Wscom
O colega jornalista Walter Santos nutre decididamente um ‘carinho’ por Cássio Cunha Lima de causar inveja a dona Silvia Cunha Lima. Numa enquete que está no seu site, fez questão de inserir (sem necessidade), o nome de Cássio na pergunta sobre os pré-candidatos ao Governo do Estado para 2010. Pode um negócio desses?

Fátima Brito
Condolências à amiga Fátima Brito, que nesses dias perdeu o grande alicerce da sua vida – o seu amado pai. Só Deus para nos confortar numa fase tão difícil da vida, que é perder a quem se ama.

A frase da semana
“A oposição em Campina é burra”. Do vereador Alcides da Weider (PRP), agora integrante do grupo do prefeito Veneziano na Câmara de Vereadores.

2 comentários:

FATIMA BRITO disse...

Companheiro Josué, muito grata pelas palavras de conforto, realmente perdi minha fonte de referência, mas Deus vai nos dar forças para suportar a saudade que já é muito grande...

Anônimo disse...

Enquanto veneziano calça seu caminho ate João Pessoa esqueçe das ruas da Cidade para o qual foi eleito, e perde tempo achando que coseguira se eleger Governador, seria bom que ele voltasse a tomar conta de nossa Cidade e fazer jus a meu voto e aos que pedi pra ele .