sábado, 8 de agosto de 2009

Terrorismo

É deplorável como os parlamentares enganam o povo descaradamente para se manterem vivos na mídia. Nesses dias tenho acompanhado com preocupação um boato de que a Alpargatas iria demitir mais de 3 mil pessoas na cidade. O incrível é que a notícia ganhou corpo e dimensão em toda cidade. Os comentários estão em todo canto, no barzinho, nas esquinas e até nas igrejas.

O comentário partiu de um deputado da cidade, acostumado a esse tipo de expediente malévolo e danoso ao desenvolvimento da cidade.

Tem sido grande o drama vivido pelos jovens que estão trabalhando na citada empresa por conta desse boato. O mesmo dá conta que essas demissões, caso acontecessem, seriam culpa exclusiva do Governador José Maranhão, que estaria cobrando da indústria de sandálias o imposto devido e nunca cobrado na era Cássio.

A que ponto esses políticos chegaram amigos. Inventar a demissão de mais de 3 mil pessoas é um crime que merece a reprovação e a indignação de toda a Paraíba.

Coube ao próprio presidente do grupo Alpargatas, Márcio Utsch, enviar comunicado aos meios de comunicação da cidade, desmentindo essa informação. Conforme o dirigente, cerca de 300 pessoas receberão férias temporárias por conta das vendas que caíram no exterior, resultado da crise internacional.

Claro que o boato é um contraponto da oposição ao bom momento que a cidade está vivendo na economia e na indústria. Campina tem recebido consideráveis investimentos ultimamente, destaque para grandes empreendimentos como o Atacadão Makro, o Atacadão Carrefour, lojas Marisa, C&A, a termelétrica que está sendo construída, as obras do PAC, dentre outras. E isso tem gerado empregos e o ciúme daqueles que nada produzem e se alimentam apenas da inveja e do ranço.

Indignação
O que foi publicado pela TV Paraíba e pelo Jornal da Paraíba na última terça-feira, 04, contra o prefeito Veneziano foi bastante repudiado pelos homens e mulheres de bem desta cidade. A reportagem mostrou uma investigação do Ministério Público nas creches de Campina.

Indignação II
A dita ‘investigação’ seria para checar as condições das creches em relação aos cuidados na prevenção da gripe A. O que mais chamou a atenção, foi que a presença da comissão se deu justamente nas duas únicas creches onde a Prefeitura ainda não tinha executado um serviço de recuperação e realizada justamente no dia em que os educadores participavam de um seminário sobre educação infantil e que foi amplamente divulgado na imprensa, com matérias remetidas pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura.

Indignação III
A matéria na TV e no jornal afirmou que as creches estavam fechadas para surpresa do Promotor Herbert Targino, que iria cobrar explicações do secretário de Educação municipal, Flávio Romero. O professor Flávio sequer foi comunicado da tal ‘investigação’, tendo sido contatado pela TV por volta das 17h, após o trabalho de coleta de dados. Um absurdo!

Indignação IV
Diversas perguntas ficam no ar: por que o Secretário não foi convidado para a tal ‘investigação’? Por que apenas a TV Paraíba e o Jornal da Paraíba foram avisados da ‘investigação’? Por que a comissão visitou justamente as creches que não foram reformadas? Por que a comissão não visitou as novas creches ampliadas e reformadas por Veneziano, no total de 11, além das que foram construídas?

Indignação V
E para fechar a semana, neste dia 07, a TV mais uma vez produziu uma matéria contra o prefeito Veneziano. Enquanto o ‘Cabeludo’ entregava gratuitamente mais de 200 kits para mototaxistas, incluindo jaqueta e capacete, a emissora produzia matéria questionando a durabilidade do capacete e denunciando que estariam sendo cobradas taxas para a aquisição dos equipamentos. A reportagem ouviu apenas um mototaxista.

Amigo do Mototaxista
A TV Paraíba não foi à solenidade de entrega dos kits, nem para registrar a satisfação dos mototaxistas ou para filmar a entrega da Placa ‘Prefeito Amigo do Mototaxista’, conferida a Veneziano pelo Sindicato dos Mototaxistas. Lamentável tudo isso!

Oposição declarada?

Pelo que se tem evidenciado, a Rede Paraíba de Comunicação – TV Paraíba, Jornal da Paraíba, a Campina FM e a Panorâmica FM (do deputado federal Damião Feliciano), resolveram se unir contra o prefeito Veneziano. É impressionante como esses veículos buscam desmerecer as ações do jovem prefeito. Parece algo arquitetado em quatro paredes. A TV Paraíba pouco cobre os eventos do prefeito. Na cobertura do processo do caso do Programa Bolsa Família tem sido de uma maldade extremada. Todas as matérias em relação ao caso são tratadas de forma apenas a prejudicar a imagem de Veneziano perante a opinião pública.

No caso específico da TV Paraíba até foi criado um quadro dentro do telejornal – chamado de “Fala aí” (espécie de Fala Povo), mas que só evidencia o que há de ruim nos bairros.

Em tempo: Os proprietários dessas emissoras são pessoas ligadas (por razões diversas) ao grupo do Senhor Cássio Cunha Lima, governador cassado duas vezes pelo TRE-PB e pelo TSE. Essas ligações emanam de muito tempo, em mais de 20 anos que Cunha Lima esteve no poder e que tenta voltar ao poder a qualquer custo. Nas últimas campanhas, teve até o caso de uma emissora que se dedicou abertamente aos candidatos do PSDB, com músicas que lembravam os postulantes e até com anúncio de vitorioso o candidato derrotado.

Inútil
O jornalista Apolinário Pimentel publica em seu site (http://www.rededenoticias.com/) mais uma fotografia que atesta a inutilidade do viaduto de R$ 30 milhões construído em Campina Grande na gestão do Senhor Cássio, Governador cassado. Como todos sabem, poucos carros passam pelo viaduto e os engarrafamentos se sucedem nas ruas próximas. Bem que uma ‘investigação’ poderia ser feita em relação ao uso de tanto dinheiro numa obra que não serve pra nada.

Prestadores?
Na Câmara de Vereadores, dia 06 último, pessoas que se diziam prestadores de serviço lamentavam terem sido demitidas no Governo Maranhão. Conforme Socorro Ramalho, da 3ª Região de Ensino, essas pessoas não tinham contrato com o Estado, mas recebiam salários assim mesmo. Socorro disse que elas foram demitidas por Cássio em dezembro de 2008, através de ato assinado pelo então Secretário de Educação estadual, Neroaldo Pontes.

Congestionamento
Chamou-me a atenção na sessão da Assembléia Legislativa que discutiu a situação destes ‘prestadores’, a quantidade de veículos parados em frente à Câmara Municipal de Campina Grande, na última quinta-feira, 06. Lá estavam apenas três deputados e nada mais que quatro vereadores. Do lado de fora, mais de 40 veículos e um ônibus procedente de São José da Mata. Pelo menos esse pessoal tem carro, bem diferente daquele político que não possui conta bancária e nem carro para serem chamados de seus.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabenizo pela eloquente e bem colocada exposição dos fatos que desaguaram em tantos descalabros e estranhos acontecimentos. Afirmo caro Jornalista que as suas indignações são compartilhadas com a de todos os que prezam pela decência e pela moralidade que deve orquestrar não e tão somente os homens públicos, mas todo e qualquer Ser Humano.

Lenildo Ferreira disse...

Fala, Josué. Queria te convidar para dar uma olhada na matéria sobre Veneziano (o neto e o avô) em meu blog. Abraços

jornalista Lenildo Ferreira

Anônimo disse...

Josué, seu salário na prefeitura deve ser bem gordinho, não?, vai defender gente ruim assim prá lá!, quem defende político é por que tem rabo preso!