sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Circo

Todo circo tem seu palhaço. E Campina Grande, que tem revelado excelências no humor, como o meu dileto amigo Shaolin, continua produzindo cenas típicas de um circo. O palco, como sempre, tem sido a Câmara Municipal. E não é primeira que isso acontece e sempre com ataques que prejudicam o povo que nada tem a ver com essa picuinha política do bloco de oposição ao prefeito Veneziano.

Na campanha do ano passado, vocês devem lembrar, o presidente da Assembléia Legislativa veio a Campina e, na Câmara, ao vivo pela TV, denunciou desmandos no Programa Fome Zero.

Foi um espetáculo. Todos os veículos de comunicação lá estavam. Vereadores e jornalistas cassistas com sorriso de canto a canto. Certos estavam que aquela ‘bomba’ seria devassadora e o ‘Cabeludo’ teria um prejuízo irreversível nas urnas. Uma grande mentira, pois as contas do Programa haviam sido aprovadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Campina tem acompanhado a seriedade das ações do ‘Fome Zero’, com restaurantes promovendo a cidadania para milhares de pessoas.

As mentiras oficiais e geradas pela mídia comprometida não influenciaram nas urnas. Veneziano foi reeleito prefeito, aumentando inclusive a margem de votos da campanha de 2004.

O circo voltou a se repetir nesta quinta-feira, 03. Um pedido de financiamento da Prefeitura junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 3 milhões, foi rejeitado pelos vereadores que não têm compromisso com o desenvolvimento da cidade. Os parlamentares da oposição a Campina devem ter vislumbrado: “não podemos aprovar esse financiamento, senão o Cabeludo vai acabar com a gente na Zona rural. Ele já nos derrotou em São José da Mata e com máquinas a cortar estradas, apoiar agricultores, seria um desastre para nossos planos em 2010” .

Não aprovaram o Projeto, mesmo sabendo que o dinheiro para a compra de equipamentos não iria para a conta da Prefeitura. Privaram sim que as empresas da cidade pudessem faturar com esse pedido de financiamento, pois os recursos seriam repassados pelo banco diretamente para elas.

É um sentimento pequeno. Típico de quem vive no atraso e de quem não aceita as vontades populares. Bem que a turma do atraso poderia aproveitar o 7 de Setembro e refletir mais sobre suas posturas equivocadas. Campina Grande não pode pagar um preço tão alto tão somente porque a oposição vê em Veneziano uma afronta aos seus interesses políticos e pessoais.

Imparcialidade?
Depois não digam que Josué Cardoso vive a detratar companheiros de imprensa. Semana passada, a TV Paraíba trouxe matéria sobre o que chamou de abandono dos cinemas da cidade. Ouviu sociólogo e membros do Instituto do Patrimônio Histórico. Para quem não conhece do assunto, parece que a reportagem foi feita na maior imparcialidade. Imparcialidade? Será?

Imparcialidade II?
Pois bem, naquele dito dia a equipe da TV Paraíba esteve mo Gabinete do Prefeito e ouviu o Chefe de Gabinete, o velho e experiente professor Hermano Nepomuceno. Com sua calma e educação peculiar, Hermano conversou demoradamente com a repórter e até apresentou o projeto que seria colocado em prática pela PMCG para recuperar o cinema Capitólio e que não só foi levado adiante porque o prédio foi tombado pelo Instituto.

Imparcialidade III?
Vocês acham que a TV Paraíba mostrou cenas desse projeto ou sequer falou nele? Falou nada. Cortou a fala de Hermano, vergonhosamente e a inseriu num texto da repórter, dando a entender ao telespectador que a Prefeitura não tinha nenhum projeto para o prédio que nada preserva da história campinense. Hermano, apesar da calma aparente, ficou, obviamente, a lamentar pela forma como a TV Paraíba produziu o material. Imparcialidade e respeito não fazem mal a ninguém!

Inveja coletiva
È impressionante como alguns ditos colunistas, ocupando espaços em portais, desenham Campina Grande como se a cidade estivesse vivendo a época do horror. Num deles, o articulista denuncia buraqueira na cidade, lixo e mistura alhos com bugalhos, lamentando que a Rádio Borborema teria perdido sua identidade passando a se chamar Clube. Adiante, insatisfeito com o resultado das urnas, certamente, faz referências a carrinhos de som. Uma mistura de assuntos desconexos e típico de quem enxerga apenas seus interesses e nada mais.

Inveja coletiva II
Claro que essas pessoas jamais iriam admitir que Campina está bem melhor de se viver. E os Institutos estão aí para comprovar a verdade. Será que irão contrariar os novos Índices do Desenvolvimento Humano? As pesquisas da Revista Você S/A? da Gazeta Mercantil? A cidade vive um momento excepcional com a atração de novas empresas, todas aportando após consulta prévia da real situação da capacidade de investimento e de equilíbrio do Poder Municipal. É uma pena, mas ainda não existe remédio para dor de cotovelo...

Suicídio do PSB
O partido já está com a corda no pescoço. Só falta o PSDB puxar. Ta numa ‘peinha’ de nada...Aguardem os próximos capítulos!

Um comentário:

Anônimo disse...

fico é besta como você consegue ser tão babão, cuidado acho que isso já é paixão...vené que se cuide pois ele deveria ter cuidado pq essa paixão desenfreada de Josué pode...