segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cozete nunca mais?

O Partido dos Trabalhadores, ex-morada da sua antiga estrela, não quer mais acolher de jeito nenhum a ex-prefeita de Campina Grande – Cozete Barbosa (fotos em momentos distintos, recente e em protestos do Sintab no passado). Correm de Cozete como o diabo corre da cruz. Será que esse procedimento é correto? Cozete merece mesmo esse tratamento e ser ‘queimada’ na fogueira das vaidades petistas?

Apesar dos deslizes promovidos no passado com aquela desastrosa aliança com o PSDB do senhor acostumado a trair – Cássio Cunha Lima, acredito que Cozete merece uma segunda chance.

Inegável recordar que Cozete deu tudo de si pelo PT. Lembro-me bem dos seus cabelos longos, esbanjando saúde e beleza, nas lutas renhidas em defesa dos servidores municipais.

E não eram protestos políticos como os promovidos pelo Sintab de hoje. Naqueles tempos, o Sindicato tinha mesmo muito o que reclamar, mas isso é tema para uma outra coluna.

Não consigo esquecer da Cozete, ao lado do então vereador Veneziano Vital do Rêgo (foto ao lado), naquela memorável sessão que autorizou criminalmente a venda da nossa Celb (companhia de energia elétrica).
No livro do jornalista Apolinário Pimentel – Parem as Máquinas, a venda da Celb é enfocada também com uma fotografia mostrando Cozete empunhando uma lamparina, enquanto Veneziano era acossado por seguranças para que o “cabeludo” não fosse às vias de fato com os algozes da venda da Celb.

O Grupo de Resistência Petista (GRP), distribuiu nota à imprensa destacando o desejo do PT em seguir adiante aliado a partidos comprometidos com o Presidente Lula, mas criticou o fato de Cozete querer agora filiar-se ao partido: “que a senhora Cozete Barbosa, merece todo o nosso respeito, contudo, politicamente temos motivos de sobra para desejar que ela permaneça distante do nosso partido. O que estranhamos é que a senhora Cozete Barbosa, só se lembre do PT as vésperas dos processos de eleições internas, assim ela o fez no ultimo pleito atuando indevidamente em prol de uma candidata a presidente do PT municipal, candidata esta que nas eleições municipais do ano passado, apoiou, votou e desfilou em carro aberto ao lado do candidato do PSDB/Dem, inimigos ferrenhos do projeto do PT, inimigos ferrenhos do processo de inclusão social, inimigos ferrenhos das gestões participativas. Assim como a candidata derrotada apoiada pela ex-prefeita, ela também tem agido da mesma forma desde a época em que foi expulsa do PT, ou seja, constantemente a senhora Cozete Barbosa, tem votado e feito campanha contra os candidatos e aliados do PT. Por fim desejamos sucesso a senhora Cozete Barbosa, agora que este sucesso o mais distante possível do partido que estamos ajudando a reconstruir”, arremata a nota cruelmente.

Não acredito que Cozete esteja se voltando às forças do mal. Até porque ela agora integra o Governo Maranhão e não iria remar contra princípios.
Talvez a ex-estrela do PT esteja sendo mal compreendida. Pelo que representou, entendo que, no momento certo, Cozete há de ser realçada ao partido. E num futuro, quem sabe, nunca mais ouse acreditar naqueles que lhe prometeram torná-la prefeita e depois a abandonaram na rua da amargura.

Sintonia com que povo?
O ex-governador Cássio, cassado historicamente por crime eleitoral duas vezes pelo TRE-PB e uma vez pelo TSE, disse que o PSDB estará nas eleições de 2010 “em sintonia com a vontade do povo”. Só não disse que povo seria esse...

Enquete esclarecedora
A enquete realizada neste dia 09 pela Rádio Caturité foi muita esclarecedora. Os 36% de votos conquistados pelo Governador José Maranhão mostram quer o grupo Cassista já não mais consegue transferir votos como antes. Foram ouvidas 116 pessoas em diversos pontos da cidade. Claro que é apenas um retrato de momento e ouvindo poucos eleitores, mas reflete muito bem que Campina não se rende a políticos profissionais e que conquistou a independência a partir de 2004, quando elegeu Veneziano prefeito e o reelegeu em 2008.

Seguem abaixo mais duas fotografias históricas sempre com a presença da guerreira Cozete, por ocasião de sessão na Câmara de Vereadores campinense para venda da Celb.







3 comentários:

Vladimir Chaves disse...

Meu caro amigo Josué,
A sua admiração pela ex-sindicalista, ex-petista, ex-vereadora, ex-lutadora pela causas dos oprimidos, também nos deixa saudades, tenha certeza você que nós do GRP também sentimos saudades da ex-tudo. Agora tenha certeza você, de que da ex-prefeita, nós não temos o menor sentimento de saudades, nosso sentimento é de desprezo e decepção.
Essa historinha de dizer que ela foi vitima do grupo Cunha Lima é conversa pra boi dormir, de inocente nesse projeto ela teve nada. A verdade é que ao assumir o poder ela desprezou por completo o Partido dos Trabalhadores, dividiu seu governo e os destinos de Campina Grande, com um grupo de amigos e povo do governador cassado.
Outro coisa quando o PT aliou-se ao governador cassado, a época ele era do PMDB e não do PSDB, outra coisa a verdadeira estrela do PT são os militantes desta legenda, esses são os que verdadeiramente lutam por um país mais justo, são os militantes que não se vende e que não traem.
Ao Partido dos Trabalhadores, podem fazer falta figuras como Antonio Pereira, Josevaldo Cunha, Sizenando Leal, Celso, Andre Pereira, Alda Mendoça, Edgar Malagode entre tantos outros valorosos ex-petistas. Esses nunca fizeram com que o PT fosse motivos de chacotas, esses nunca nos envergonharam, esses ajudaram a estrela petista brilhar, esses saíram do PT pela porta da frente, esses infelizmente pediram pra sair, ao contrario de quem foi sumariamente expulso.
O PT está em fase de reconstrução, estamos recuperando uma imagem perdida, fruto de uma administração irresponsável, nepotista, e desprovida de qualquer compromisso com o povo de Campina Grande. Por fim que Cozete, permaneça os mais distante possível do PT.
Vladimir Chaves – Filiado ao PT há 16 anos, membro da Executiva Municipal e um dos lideres do Grupo de Resistência Petista, grupo esse que surgiu da necessidade do PT em combater os corruptos infiltrados no partido.

Anônimo disse...

Se as leis no Brasil fosse igual para todos essa senhora não estaria mais falando em política. É incrivil o cínismo destes políticos, praticam todo tipo de crime quando estão a frente de uma administração e depois pousam de santinhos. Certo está o PT em querela longe deles, já deve ter corruptos demais lá. No PT em não sei, mas comandando Campina, Cozete nunca mais...

Gil do PT disse...

Homi, pelo amor de Deus, tire essa foto dessa mulher, sacanei com o PT não. A camisa com a estrela petista é para quem de fato é petista. Pense num atrevimento usar a camisa do PT como se fosse do PT. Já expulsamos ela uma vez, ela achou pouco e quer voltar, o partido que essa mulher se adequaria bem é DEM.
No PT Cozete nunca mais...