quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O deboche da Campina FM

Já tinha até feito um juramento de não mais criticar as investidas da Campina FM contra o prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Mais sou filho de Deus e às vezes não dá pra segurar mesmo. Lamentável que uma emissora que tenha história para contar, fruto do aguerrimento do saudoso Hilton Motta, esteja se prestando a atender aos interesses de grupos e passando por cima da boa regra jornalística, que é fazer jornalismo com imparcialidade.

No último dia 19, a reportagem da emissora foi cobrir a solenidade de assinatura de convênio entre a Prefeitura e as equipes do Treze e Campinense, no qual os times vão receber por R$ 180 mil de ajuda financeira para que possam respirar melhor durante o campeonato paraibano.

O repórter da Campina FM (que parece não ter culpa no cartório), induzia a todo instante os dirigentes de Treze e Campinense a declararem que a verba de patrocínio era miúda, mas a tentativa naufragou porque as declarações foram de agradecimento ao prefeito Veneziano.

Mesmo assim, ao meio-dia daquele dia 19, no programa jornalístico da emissora, o apresentador foi de um deboche ao extremo sobre o assunto em questão. Não estou de forma alguma me valendo da condição de auxiliar do prefeito para tão somente criticar a Campina FM, historicamente (pós Hilton Motta), ardorosa defensora das cores cassistas, mas está ficando cada vez mais evidente que a velha Campina de grandes profissionais como Wilson Maux, de Inaudete Amorim, de Toninho Lima e de Josinaldo Ramos, dos quais sou admirador, antecipou a campanha eleitoral 2010 faz tempo e tenta macular a imagem de um jovem que tanto já fez e faz por esta cidade em tão pouco tempo.

Espero estar dando uma grande contribuição à pioneira da Colina da Palmeira. A emissora tem perdido ouvintes antes cativos, não apenas eleitores e admiradores de Veneziano, mas pessoas do povo que não suportam o bom jornalismo sendo confundido com ironia e desrespeito ao homem público Veneziano.

Deixando claro que tudo estava arquitetado, planejado entre paredes, no mesmo dia, às 13h, a Campina FM entrevistou a vereadora campinense Daniela Ribeiro, que tão somente respondeu a questionamentos negativistas em relação ao Governo Veneziano feitos pelos apresentadores. Não houve uma só indagação que levasse a parlamentar a encontrar algo de bom na gestão do “Cabeludo”.

A parlamentar, filha do ex-prefeito Enivaldo Ribeiro (agora cassista e oposição por mais de 20 anos), obviamente criticou o convênio com os clubes e mencionou um não repasse de apoio da Prefeitura às quadrilhas juninas que participaram das festividades do Maior São João do Mundo. Aliás, essa história foi criada na própria Campina FM, através de indagações feitas a vereadores acostumados a não engolir Veneziano de jeito nenhum.

A perseguição patrocinada pela Campina FM é tão latente que muitos auxiliares do Governo Veneziano até têm se recusado a participar de programas jornalísticos. “Não vou me prestar a ir a uma rádio que nos trata com ironia e desrespeito”, disse um auxiliar.

E não quero que a FM esconda as falhas que obviamente existem na administração, a qual é composta por homens e mulheres que também falham. O problema é que o jornalismo feito pela emissora tem se mostrado um porta-voz das oposições. Quase que diariamente personagens como João Dantas, Daniela Ribeiro e outros membros do grupo obtém espaços muito generosos. Pedimos apenas que façam jornalismo. E não venham pelo amor de Deus, afirmarem que naquela casa tem mão e contramão... Não existe mesmo!

Que me perdoem os amigos jornalistas citados da Campina FM neste espaço, pessoas que prezo muito e tantos outros funcionários, mas eu e tantos outros perdemos o encanto pela emissora. Ainda há tempo para refazer esse terrível erro. Não dá pra acreditar que paixões políticas movem o sentimento da direção em detrimento dos interesses da comunidade. Liberdade de expressão com respeito às vontades populares. É isso que apelo às pessoas de bom senso que fazem jornalismo em nosso Estado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estás de brincadeira?

O que dizer do podre sistema Correio???

Anônimo disse...

Josué, o Sr. deve estar viajando nas madeixas ou nas novas idéias enganosas do prefeito. Fala sério, Josué! Em Campina Grande nós que não somos "jornalistas", apenas meros ouvintes e leitores, estamos absurdamente cansados de escutar as baboseiras, que os ditos jornalistas falam nas emissoras e escrevem nos blogs. Vocês são todos comprometidos! Fazer o que?! Senão morre de fome, né?!! Vc é um exemplo de imparcialidade!