terça-feira, 20 de abril de 2010

1 milhão de amigos?

Definitivamente o segundo encontro das oposições em Campina Grande, dia 18 passado, merece muitas reflexões. Reunir 5 mil pessoas num encontro com as presenças do ex-governador cassado Cássio (o homem que revela ter mais de 1 milhão de amigos), o homem da mala, o ex-senador Ney Suassuna; o ex-prefeito Ricardo Coutinho e o Senador Efraim Morais, foi muito pouco.
E não adianta os inimigos de Campina Grande me enviar e-mails com agressões verbais e atentados à gramática. É a pura verdade. Qualquer festinha de final de semana em Campina reúne bem mais pessoas.

Certamente o bi-cassado Cássio deve estar tremendo nas bases. O mais agravante de tudo foi a pouca expressividade de prefeitos paraibanos presentes ao chamado ‘encontrão’.

O que chamou a atenção de todos mesmo foi a distribuição de camisas amarelas e laranjas durante o evento, além da entrega descarada da revista de responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa, vídeo que está no Youtube e pode ser visto no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=iAwVU_vmO1s

A Paraíba, que já teve expressivos nomes no Governo do Estado, como Pedro Gondim, Argemiro de Figueiredo, Tarcísio Burity, José Américo de Almeida, João Suassuna, Antônio Mariz e tantos outros, não merece ser manchada novamente com escândalos tipo os 35 mil cheques da FAC, o crime no Restaurante Gulliver, dinheiro voador, envelopes amarelos, Operação Confraria, Máfia dos Sanguessugas, Máfia dos Sanguessugas do Turismo, irregularidades patrocinadas no Senado e muito mais. Os paraibanos merecem respeito e políticos comprometidos com a sociedade de um modo geral.

O CQC em Campina
Já imaginaram se os apresentadores do programa CQC da Band estivessem em Campina Grande no encontro das oposições? Iriam encontrar, além de Efraim Morais (que foi alvo de matérias do programa), o governador bi-cassado Cássio, o ex-Senador Ney Suassuna (citado na Máfia dos Sanguessugas); além de tantos outros que respondem a processos diversos e tantos mais que já começam a envergonhar a Paraíba precocemente. Seria um prato cheio para o CQC.

Sem emoção
Pense no entusiasmo do deputado federal Rômulo Gouveia ao avaliar o tal encontro: “Foi muito importante e teremos em breve um outro em Sousa. Reunimos várias lideranças políticas para integrar cada vez as oposições da Paraíba em torno da chapa majoritária do prefeito Ricardo Coutinho e demais postulantes oposicionistas”. E nada mais disse...

A falsa vaia à repórter
Os radialistas Arquimedes de Castro e Alan Ferreira, da Campina FM, foram de uma indelicadeza sem precedentes com o jornalista Carlos Magno, Coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Campina Grande, e ex-funcionário da ex-emissora. Acompanhem o que disseram Arquimedes e Alan, dia seguinte após a entrevista coletiva do prefeito Veneziano, quando da conquista da liminar para continuar prefeito.

Arquimedes:
A pergunta da repórter da TV Paraíba foi a ultima direcionada ao prefeito durante o comício.

Alan:
Como fica claro no áudio da coletiva, a repórter foi hostilizada pelos correligionários do prefeito, presentes na entrevista.

Arquimedes:
Bom... O episódio fala por se próprio. Intolerância! É a palavra que descreve o que aconteceu. A Repórter Denise Delmiro foi corajosa, foi valente, que teve a coragem de fazer uma pergunta legitima ao prefeito, mesmo durante o comício organizado pela Coordenadoria de Comunicação Social. E aí, eu ‘dirijo-me’ a crítica direta, absolutamente direta ao Coordenador de Comunicação, o senhor Carlos Magno. O senhor deveria ter vergonha de submeter colegas seus a esse tipo de constrangimento. A minha censura ao que o senhor fez, fica clara. O senhor cometeu um grave erro e um desrespeito, um grande desrespeito aos seus colegas de trabalho, ao ‘submeter eles’ a esse tipo de constrangimento. A rádio Campina FM não participará de eventos como esse até que eles sejam organizados como se deve. E o Carlos Magno, com a experiência que tem, sabe muito bem como fazer uma coletiva de imprensa, e sabe qual é a diferença da coletiva para um comício. Uma vergonha! O que aconteceu ontem é vergonhoso. E a ACI?

Alan:
É... A ACI está fazendo o papel dela nos últimos anos.

Arquimedes:
Tira o BG, aí... (silêncio)

Alan:
Nada

Arquimedes:
Isso aí é o que disse a ACI.

O quadro real
Não houve definitivamente nenhuma vaia à repórter da TV Paraíba. E ela sabe bem disse. Estava ao lado dela, bem pertinho e não ouvi sequer uma vaia, mas apenas pedidos de alguns para que a profissional de imprensa deixasse o prefeito se defender das acusações que lhe foram feitas na TV. Nada mais. O resto é jogo de cena e comprometimento de muitos jornalistas que ainda não digeriram as duas derrotas para Veneziano – em 2004 e em 2008.

Preparando a assessoria
Tenho dó de um ex-assessor de Cássio. Desde 2004 que diz nos quatro cantos da cidade que está com seus funcionários prontos para assumir a Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande. O rapaz está louco para retornar ao poder. Acho que o moço deve estar passando por um aperto daqueles. Acho bom esperar por outro prefeito amigo. Um outro quem sabe...

Campina cada vez mais Grande
Enquanto a Campina FM e a TV Paraíba não aceitam Veneziano como prefeito de jeito nenhum, a cidade vem apresentando números excelentes em vários campos, quer seja no comércio, na indústria, bem como na érea social.

Campina Grande apresentou em 2009 um aumento de cerca de 18% no Índice de Potencial de Consumo, indicador que aponta a capacidade dos moradores das cidades brasileiras em consumir produtos e serviços. A notícia veio de estudo elaborado pela Consultoria Target Marketing e Pesquisas, de São Paulo, divulgado pelo Instituto de Estudos Metropolitanos – IEME.

Pelos dados do relatório que recebemos, Campina apresentou IPC de 0,20333, o maior do interior nordestino, ficando acima de municípios como Paulista-PE (0,16505), Caruaru-PE (0,13599), Vitória da Conquista-BA (0,13481), Mossoró-RN (0, 10834), Petrolina-PE (0,10548), Imperatriz-MA (0,10272), Juazeiro-BA (0,10172), Juazeiro do Norte-CE (0,09942), Camaçari-BA (0,09284), Garanhuns-PE (0,05762), Paulo Afonso-BA (0,04656), dentre outras.

Rádio e política
A Justiça eleitoral precisa estar atenta aos programas políticos das emissoras de rádio de Campina Grande. Praticamente todas, incluindo as comunitárias, estão abusando na louvação a candidatos, principalmente ao grupo Cunha Lima. Dizem que tudo isso tem a ver com as tais verdinha$ oriundas do litoral...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda bem que vc diz que Cássio tem ummilhão de amigos e tem mesmo...1.003.102 precisamente, e por artifícios políticos e muita inveja pois cássio é o cara, cassaram nosso voto...mas eleições virão...cuidado josué vai se preocupar com a cassação do teu patrão...