segunda-feira, 5 de abril de 2010

Maldade jornalística (?)

Que me perdoem os colegas jornalistas do Jornal da Paraíba no comentário de hoje, caso alguém se sinta ofendido. Afinal de contas, trabalhei naquele jornal por muitos anos. Fiz amigos e aprendi bastante com profissionais que até hoje fazem parte da minha vida afetiva e profissional. Cito até alguns deles, como Gil Campos, Francinete Silva, Maria do Socorro, Ana Lúcia, Valberto, Leto, Evandro Reis, Bastos Farias, Valter diagramador, Jorge Lobato, Adelma Irineu, Nicolau de Castro, Julião motorista, Lourdinha Dantas e tantos outros que já se foram, mas que os tenho em minhas memórias, como Tarcísio Cartaxo, professor Tejo e Ivan Sodré (o lord do JP, como assim era tratado carinhosamente).


Mas isso foi nas décadas de 80 e de 90. Tempos bons, daqueles que a gente não esquece e se enche de lágrimas quando relembramos situações vividass no dia a dia. Os encontros de pautas, os resultados do nosso trabalho no dia seguinte com o jornal nas bancas, a conversa jogada fora nos intervalos, os olhares enviesados na repórter novata que chegara e causara espanto a todos por sua formosura e inteligência.

Não é bem sobre isso que quero falar. Reminiscências são boas e servem de parâmetro para constatar que estamos vivos e que amamos a vida.

Fiz questão de voltar ao passado apenas para me situar, na verdade, no tempo presente.

Quinta-feira da Semana Santa. Como faço todos os dias, vou ao centro da cidade pegar os jornais do dia e fazer a minha leitura habitual, coisa de jornalista que não consegue se desgrudar da informação, quer seja ela verdade ou não ... No que me interessa, sempre faço aquele leitura dinâmica nos três periódicos – Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e Diário da Borborema.

A manchete do dia de praticamente todos os jornais daquela Quinta Santa: Veneziano decide ficar na Prefeitura, mas disse que vai se engajar na campanha do Governador José Maranhão.

Só que o “meu” velho Jornal da Paraíba decidiu ser diferente de todos quando tratou da decisão de Veneziano permanecer prefeito ao invés de concorrer a algum mandato nas eleições deste ano.

Na observação do JP, Veneziano rejeitou ser vice de Maranhão e até disse que as expectativas do Governador estavam sendo frustradas diante do que chamou de negação do “Cabeludo”. Só faltou dizer que Maranhão foi traído por Veneziano em plena Semana Santa. Não disse isso, mas deixou bem claro nas entrelinhas da reportagem.

Praticamente todos os colunistas do jornal prosseguem nesse mesmo diapasão: comentários sugerindo um racha entre Veneziano e Maranhão.

Pura maldade jornalística com interesses bem definidos.

Sejamos sinceros: Veneziano não rejeitou ser vice de José Maranhão coisa nenhuma. Rejeição é uma palavra muito forte. Nos dicionários da vida, rejeição significa repulsa, reprovação.

Rejeição é mais cabível ao que vem passando o Senador Cícero Lucena, que mesmo sendo do PSDB e presidente do partido, é rejeitado pelo grupo do Senhor Cássio publicamente. Mas isso não foi dito nenhuma vez pelos que fazem o Sistema Paraíba de Comunicação, por razões que a própria razão desconhece...

Em nome do bom jornalismo que sempre pratiquei quando fui repórter do Jornal da Paraíba, conclamo que a verdade seja restabelecida e o nome rejeição seja excluído das matérias relacionadas à permanência de Veneziano na Prefeitura de Campina Grande. O leitor irá agradecer bastante e passar a confiar mais no jornalismo que é feito pelo jornal.

Diga-me com quem andas...
O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto (o Dom Tucano de Batina, como era conhecido no Ceará), e que quer proibir padres de serem candidatos nas próximas eleições, disse que quem compra voto ou vota em corrupto, vota na morte. Por falar no assunto, lembrei-me deste ditado popular: Diga-me com quem andas, que te direi quem és... Tudo a ver...

O sem projeto
Tenho dó daquele suplente que, pelo fato de não ter projeto nenhum para Campina, se agarra a mentiras e calúnias. É bom o cidadão saber que ele não possui mais imunidade parlamentar. Soube que vai ter que provar na Justiça por suas leviandades. Bem feito!

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido Josuel é porque o jornal da Paraíba é o único que fala a verdade, vc não sabe disso. A PB toda sabe que o Correio e o DB são a favor do prefeito...e é claro que não vão " magoá-lo".