quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Dr. Aureliano merece respeito


É de uma irresponsabilidade sem precedentes na história local, o que vem fazendo o senhor presidente do Sintab (Sindicato dos Servidores Municipais), Napoleão Maracajá, ao tentar responsabilizar o prefeito Veneziano pelo AVC que foi vitimado o médico Aureliano Ramalho, profissional do PSF de Campina Grande.

Reiteradas vezes, quer seja no rádio e agora mais recentemente em sessão da Câmara Municipal, o falante dirigente sindical tem afirmado que o Dr. Aureliano foi parar no hospital por conta de perseguições patrocinadas pelo Governo Veneziano.

Vejam o que disse Napoleão da tribuna da Câmara, dia 03 último: "Sr. Presidente, Srs. Vereadores, Sra. Vereadora, profissionais da imprensa, funcionários desta Casa, colegas servidores...

Nós poderíamos seguir um outro roteiro, pra aproveitar esse momento, mas diante do quadro de saúde do Dr. Aureliano, nós fizemos uma opção por começar, historicizar um pouco desse caso que, infelizmente, boa parte da imprensa sequer procurou saber desse fato. Dr. Aureliano, médico que presta serviço a esse município, mais precisamente em Galante, por ter consciência que supostamente vivemos num país onde há democracia, embora bastante iniciante, devemos reconhecer isso, se engajou no movimento grevista, participando inclusive do comando de greve. Ao participar conosco e num gesto de humildade acima de tudo... Dr. Aureliano é um homem humilde, de fala mansa, ordeiro... Ao participar com a gente da inauguração da creche do Cinza, onde aproveitamos para protestar pelo comportamento do prefeito em relação à categoria, e a partir daí Dr. Aureliano começou a receber ameaças, pilhérias, algo extremamente pejorativo... Ameaças que se intensificaram do tipo que ele ia perder as gratificações... O fato é que Dr. Aureliano, um homem afeito à paz, não resistiu à covardia dilacerada intempestiva, de alguns membros do governo e sofreu um AVC, foi internado no Hospital Antônio Targino e hoje é vítima de uma infecção generalizada. O quadro de saúde do Dr. Aureliano é gravíssimo.

Não poderíamos deixar de começar esse momento... Porque pra nós a greve é importante, as reivindicações todas são importantes, mas acima de tudo a vida. Se tivesse que parar a greve agora pra salvar a vida de Dr. Aureliano, nós faríamos isso com muita tranqüilidade. Mas infelizmente, hoje, a vida de Dr. Aureliano, só Jesus Cristo pode salvá-lo. E nós não poderíamos deixar de aproveitar esse momento pra responsabilizar, mais uma vez, publicamente, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto, pelo quadro de saúde de Dr. Aureliano e o que mais ou algo que daqui pra frente possa acontecer com Dr. Aureliano".

FAMÍLIA REBATE SINTAB
Na tarde do mesmo dia 03, o médico ginecologista Belmiro Ramalho, primo do profissional do PSF, declarou que nunca a sua família fez nenhum tipo de comentário culpando a administração, ou a pessoa do Prefeito Veneziano Vital do Rêgo pelo estado de saúde de Dr. Aureliano. "Seria leviano de nossa parte uma atitude como essa. Não tenho ligação com nenhum grupo político, mas não poderia me calar ouvindo o nome do meu primo sendo usado dessa forma".

Ele relatou que seu primo foi vitima de um AVC generalizado sem causas específicas, depois de ter realizado um esforço exagerado durante uma atividade física. Imediatamente foi atendido pelo Hospital Antônio Targino, que disponibilizou toda a assistência necessária, onde passou por procedimento cirúrgico acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Doutor Belmiro também disse que o estado de saúde do seu parente, teria se agravado ainda mais, por conta de um quadro pulmonar complicado, já que o mesmo contraiu há algum tempo atrás uma infecção ocasionada por fungos devido ao contato com aves (pombos).

"Quanto atribuir esse quadro ou responsabilizar algum grupo político de ser culpado por este problema, não tem cabimento, nossa família está surpresa com a afirmação desse rapaz, nunca fizemos nenhum comentário relacionado ao que ele afirmou em discurso", disse o médico.

Belmiro fez questão de enfatizar o tratamento dispensado a Dr. Aureliano, pelo Hospital Antônio Targino, inclusive agradecendo a todos os profissionais daquela unidade hospitalar e reforçou dizendo que, "ele está sendo tratado como se estivesse em um hospital privado, só tenho a agradecer deste o médico Luciano Holanda, que foi quem o operou, a Coordenadora da UTI, Dr. Maria das Neves Catão e a todos os colegas enfermeiros, auxiliares e até aos porteiros que tem atendido a minha família como muita dedicação".

E continuou afirmando que, a Secretaria de Saúde do Município está dando toda a assistência necessária nesse período de recuperação do médico e que desconhece qualquer atitude de corte de gratificações ou perdas salariais que possa ter ocorrido nesse período, "ao contrário do que escutei, as pessoas da administração municipal, no caso a Secretaria de Saúde, se comprometeu em manter suas obrigações enquanto ele estiver se recuperando". Contrariado mais uma vez o que disse o presidente do Sintab.
Doutor Aureliano Ramalho atendia atualmente no Hospital Regional de Campina Grande, no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em Queimadas e no Programa Saúde da Família no município de Campina Grande.

A VERDADE DOS FATOS
Embora o senhor Napoleão tente mostrar que a sua greve não tem conotação político partidário, está bem explícito que suas intenções são bem definidas apenas para desgastar a imagem do prefeito Veneziano, aliado do Governador José Maranhão, candidato à reeleição pelo PMDB.

E quando mais se aproximam as eleições e os resultados das pesquisas não agradam ao grupo que ele representa, mais a greve vai ganhando contornos embalados pelos que tentam voltar ao poder. Em tempo: o senhor Napoleão não é apenas um simples filiado ao PSB. Defende as cores do "Girassol" claramente e usa o Sindicato com fins que a sociedade já enxerga muito bem. O que é lamentável, já que o movimento sindical não deve ter a sua finalidade precípua desvirtuada. Seria com que o senhor Napoleão se inspirasse no metalúrgico Lula, aquele lá do ABC Paulista, que defendia os trabalhadores verdadeiramente. Brigou muito, mas foi a partir da sua defesa intransigente pela verdadeira causa do operário que hoje é o que é. O Presidente de todos nós e não um boneco para ser manipulado pelos coronéis da política. Tenho dito!

Nenhum comentário: