sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A TV Paraíba e suas meias verdades

A TV Paraíba tenta passar para a opinião pública que faz um jornalismo isento e sem meio termo. Isso não é verdade. Na condição de um dos assessores do prefeito Veneziano, tenho me surpreendido com as investidas da emissora contra o jovem prefeito que derrotou o grupo político ligado ao empresário José Carlos da Silva Júnior.
 
E é de forma escancarada mesmo. Sem meio termo. Analisem comigo o caso da greve dos servidores municipais. É incrível como a afiliada da Rede Globo (aquela mesmo que apoiou o Regime Militar), acompanha todos os movimentos bem sincronizados do Sintab.
 
Bem recentemente a TV acompanhou o manifesto comandado pelo Sintab na Câmara Municipal. Lá estavam todos: o senhor Napoleão Maracajá, que agora só anda com seguranças (bem ao estilo Obama), alguns amigos do PSB, o seu partido e servidores (sic) em greve.
 
Claro que a TV Paraíba estava lá. Afinal de contas, a emissora julga-se 100% de credibilidade.
Daquele manifesto criou-se uma comissão, constituída por vereadores para dialogar com a Prefeitura e Sintab e tentar encerrar a greve promovida por 20 ou 30 pessoas. Inicialmente acontecu o encontro com os secretários municipais. Nessa reunião, a TV Paraíba não teve nenhum interesse de cobrir.
 
Na sexta-feira passada deveria ter ocorrido uma reunião entre os vereadores e o senhor Napoleão, mas se fez presente à Câmara Municipal. A TV Paraíba nada registrou.
 
E neste dia 10, um bonito dia de sol em Campina Grande, o Sintab, com aquele mesmo grupo de 20 ou 30 pessoas, ocupa o prédio da Prefeitura Municipal. E sabe quem estava lá? Isso mesmo, a TV Paraíba 100% Credibilidade.
 
Mas o que vou contar agora é de estarrecer. No começo da tarde deste mesmo belo dia de sol, o Tribunal de Justiça decretou a ilegalidade da greve dos servidores. A TV Paraíba, pasmem vocês, mostrou a reportagem da ocupação do prédio da Prefeitura, dedicou minguados minutos a uma fala do secretário Hermano Nepomuceno e não fez nenhum registro sobre a decretação da ilegalidade da greve pelo TJ.
 
Fiz questão de telefonar para a produção jornalística da TV, informando que a greve havia sido secretada ilegal. Disseram que o assunto seria tratado no Bom Dia Paraíba, bem cedo da manhã, horário em que a audiência é muito baixa.
A pergunta que não quer calar: a TV Paraíba faz mesmo jornalismo isento e digno do respeito de todos? Tirem vocês mesmos as suas conclusões.

Milagres.com.br
O advogado do senhor Cássio, o Doutor Solon, disse que a nova decisão do TRE-PB, que condenou o seu cliente a três anos de inelegibilidade e multa de 100 mil Ufirs, em nada vai alterar a elegibilidade do candidato tucano para 2010.
Data Vênia, mas, sinceramente, obviamente que mais essa condenação vai pesar sim, não apenas no histórico do senhor Cássio, mas também no processo de impugnação do registro de candidatura que vai ser decidido pelo TSE nos próximos dias.
 
Os senhores Ministros, pelo que soube, receberão memoriais dos advogados maranhistas comunicando desta decisão do tribunal paraibano (caso dos gastos excessivos com publicidade). Claro que cada caso é um caso. Existe sim a possibilidade, embora remota, do senhor Cássio ficar elegível. Mas, convenhamos, diante daquela cassação no caso FAC, confirmada depois pelo TSE, uma segunda cassação pelo Tribunal paraibano pelo uso promocional do jornal A União, além deste processo recente (dos gastos com publicidade), acho pouco provável isso acontecer. Caso aconteça, Cássio precisa dar o seu testemunho para o site www.euacreditoemmilagres.com.br.

Nenhum comentário: