quarta-feira, 15 de setembro de 2010

De quem é o golpe mesmo?

Nesta semana acompanhei os desdobramentos das novas adesões de vereadores ao grupo do prefeito Veneziano Vital do Rêgo. O "Cabeludo" conta agora com 10 vereadores na sua bancada, enquanto o bloco de oposição tem apenas seis e com fortes possibilidades deste número cair até para quatro.

Diante deste novo quadro, existe a possibilidade de ser anulada a eleição que, antecipadamente, escolheu o novo Presidente da Câmara Municipal para a gestão 2011/2012.

A eleição aconteceu em dezembro do ano passado. Foi reeleito o atual presidente da Câmara, vereador Nelson Gomes Filho (PRP). Na época, o então líder do governo, Fernando Carvalho (PMDB), se mostrou contrário à antecipação e até ameaçou ir à Justiça. Nelson foi reeleito com folga por 11 votos a 4.

Soube que o Regimento Interno da Câmara, com os governistas conquistando a maioria, permite essa reclamação. Como estamos num processo eleitoral, obviamente que as discussões ficarão para serem iniciadas pra valer a partir de outubro.

Sinceramente, considero essa antecipação de eleição antiética e desrespeitosa. Uma anomalia que deve ser rechaçada pela sociedade organizada. Quem da mesma forma agiu assim foi o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Artur Cunha Lima. Aliás, essa prática é mesmo típica de quem teme o seu futuro político e quer se perpetuar no poder a qualquer custo. O povo merece respeito!

Precisava de tempo apenas

Aquela declaração de Ricardo Coutinho justificando a aliança do PSB com o PSDB foi demais. Segundo Ricardo, a aliança foi necessária porque precisava de tempo na TV para expor suas ideias. E os tucanos, o que acharam da declaração?

O novo JPB

Dias atrás até critiquei o JPB da TV Paraíba, mas confesso que melhorou muito. Está bem mais diversificado, mais informativo e cobrindo as eleições com certa imparcialidade. O colega Carlos Siqueira está conduzindo o telejornal com muita desenvoltura. Apenas considero que o amigo poderia ser menos impactante quando tratar de assuntos que não vislumbro a necessidade de tanta, digamos assim, empolgação.

Desnecessário

Chama a atenção a participação da vereadora Daniela Ribeiro (PP) no guia eleitoral quando ela pede voto aos eleitores. A frase "E, sinceramente, preciso do seu voto", é desnecessária e evidencia que a candidata a deputada estadual está sem foco em relação a propostas em benefício da coletividade.

De olho nas festas

A Justiça Eleitoral esteve atenta quanto a um grande show que aconteceu dia 11 último em Campina Grande. Poderia até ser normal se o patrocinar da festança não tivesse pretensões políticas. A atração musical foi a caríssima banda Calypso, dizem ter sido contratada pela bagatela de R$ 60 mil.

A cena

Foi incrível ver a vereadora Daniela Ribeiro e seu pai, o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro, em cima de um carro ao lado do Governador José Maranhão e do prefeito Veneziano Vital do Rêgo.

Enivaldo, por 20 anos, foi crítico do grupo Cunha Lima. Bem recentemente aderiu ao esquema cassista e, mais uma vez, retorna aos braços da ala maranhista. A política paraibana realmente produz cenas hilárias, mas que pode ser interpretada de uma outra forma.

Hermano é Armando?

Quando participava do hasteamento das Bandeiras na Semana da Pátria recentemente, um bêbado confundiu o sociológico Hermano Nepomuceno (Secretário Executivo do prefeito Veneziano) com o deputado Armando Abílio. Pensando bem, os dois são muito parecidos, embora com atuações bem díspares.

Nenhum comentário: