sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Indelicadeza de Ricardo

O governador Ricardo Coutinho foi de uma indelicadeza sem tamanho ao iniciar seu Governo criticando a gestão Veneziano Vital do Rêgo justamente no setor onde ele menos atuou quando foi prefeito de João Pessoa – o da saúde.

Concordo plenamente com o prefeito.  O raciocínio do governante estadual está marcado pelo equívoco, fruto da sua desinformação sobre a realidade da saúde local.

A minha coluna, depois do ponto, reproduz release do Departamento de Comunicação Social da Prefeitura sobre a polêmica declaração de Coutinho e a oportuna resposta do prefeito.

“É um equívoco, mesmo porque o Hospital Regional não atende às ações básicas. Ele se expressou muito mal e desconhece totalmente os investimentos que estamos fazendo em nossa cidade no campo da saúde. Basta dizer que, ao contrário do que ele fez em João Pessoa, ainda como prefeito, nós triplicamos as unidades do Programa Saúde da Família e hoje somos uma referência no campo da atenção básica à saúde”.

Ao argumentar, Veneziano lembrou que, em contrapartida à realidade da própria capital paraibana, a prefeitura campinense respeita os agentes comunitários de saúde e todos os profissionais do PSF. Por isso, entende ser fundamental o novo governador buscar conhecer os números reais da saúde paraibana, pois, só assim, os seus pronunciamentos passarão a ter um caráter técnico e não meramente político-partidário.

“Ele não sabe, por exemplo, que Campina Grande assume a responsabilidade para um rol de 171 municípios, pois, em outras regiões, dentro e fora da Paraíba, não existe um atendimento adequado no campo da saúde. Antes de falar, o governador deveria saber o que está dizendo. Ele demonstra total desconhecimento sobre estes fatos”, acrescentou o prefeito.

Segundo Veneziano, as ações adotadas por Ricardo Coutinho na área de saúde também foram desastrosas à época em que era prefeito da capital, não tendo, portanto, um parâmetro ou referencial adequado para censurar a gestão de outras administrações. Ele frisou, por isso, que a gestão do ex-prefeito não deixou saudades entre profissionais da saúde da capital, pois até mesmo os próprios odontólogos de João Pessoa queriam receber os valores pagos por Campina Grande.

“Não devemos esquecer, ainda, das conquistas obtidas pelos profissionais campinenses, a exemplo da estabilidade dos agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância ambiental, o que jamais aconteceu na gestão dele à frente da capital paraibana”, recorda o prefeito.

Por fim, Veneziano lamentou o fato de que a recente presença do novo governador em Campina Grande nada trouxe de solução para os problemas do Hospital Regional. “Quem esperava solução, só escutou um discurso político vazio. É hora dele descer do palanque e começar a trabalhar. Assim, embora torça pelo seu êxito administrativo, avalio a sua primeira visita à cidade como um fato frustrante”, definiu Veneziano.

Algumas notas
- Pelo que tenho acompanhado nestes dias, a nomeação do ex-prefeito de Pocinhos, Adriano Galdino, para a Secretaria de Interiorização vai demorar a ser digerida pelo coletivo do ex-governador Cássio.

- Há quem diga que o grupo tentava emplacar o nome de Ivandro Cunha Lima para a Secretaria, enquanto o deputado Damião Feliciano lutava para emplacar na mesma Pasta a sua Esposa, a Dra. Lígia.

- Acho, sinceramente, que o Governador enganou parte do eleitorado quando disse, em campanha eleitoral, que não iria demitir servidores comissionados. De uma canetada só, botou ‘na rua da amargura’, mais de 30 mil pessoas.

- A cultura do caos continua sendo a máxima do Governo Ricardo em relação ao Governo Maranhão, graças, obviamente, ao apoio ridículo de alguns setores da mídia acostumada à espetacularização da falsa notícia.

- A visita ao Hospital Regional e ao estádio O Amigão são casos que merecem reflexão.

- O Regional, quando José Maranhão assumiu, tinha uma lista extensa de apadrinhados políticos recebendo salários vultosos. Até conhecido humorista constava da tal listagem.

- Com relação ao estádio, definir o fato de uma família morar no local como caos é algo pra lá de absurdo. As pessoas citadas pela imprensa moram no local há mais de 10 anos e nunca foram incomodados pelos gestores da época.

- O setor de Comunicação do Governo em Campina está em boas mãos. Jota Sales, que marcou época na Rádio Panorâmica FM, não tem arestas com a imprensa e sabe respeitar as diferenças, coisa rara na nossa área.

- Preocupantes as mudanças anunciadas na cúpula do jornalismo do Sistema Correio de Comunicação. Tenho a impressão que forças externas tem sido fator determinante para que determinadas peças fossem mexidas.

- Claro que o economista Edvaldo do Ó merece sem mais lembrado pelo que ele representou para Campina Grande, mas por iniciativa do vice-prefeito José Luiz Júnior e acatamento do prefeito Veneziano, foi construída a Praça Edvaldo do Ó na chamada Boninas.

- Não importa o tamanho da Praça e se no local, num passado distante, até cemitério e prostíbulos tenham funcionado na área. É bom lembrar que as ‘Boninas’ representa, pelo seu conjunto de casarios, uma época de grande atividade empresarial.

- As Boninas, para quem não sabe, hoje é espaço de grandes empresas e passagem obrigatória para quem tem negócios no centro comercial. A iniciativa é louvável e respeitosa sob todos os aspectos.

Ate a próxima amigos!

Nenhum comentário: