segunda-feira, 29 de outubro de 2012

As lições da campanha


Foi uma vitória maiúscula do agora prefeito eleito Romero Rodrigues. Isso ninguém tira. Também concordo com o Senador Cássio Cunha: foi uma disputa entre Romero e Tatiana e pronto. Não foi um embate entre Cássio e Veneziano ou ainda Ricardo Coutinho versus José Maranhão.

A boa administração do prefeito Veneziano não foi colocada em xeque nesse processo eleitoral. Vené deu quase 90 mil votos a uma candidata (desconhecida) que começou com apenas 3% das intenções de votos. É um herói e continua forte para o Governo em 2014, apesar do resultado do pleito deste ano.

No domingo de eleição, encontrei vários amigos que votaram duas vezes seguidas em Veneziano e afirmaram o voto com Romero. Justificaram que Tatiana não tinha empatia popular e que demonstrava ser uma pessoa arrogante.

Sinceramente, não faço juízo de valor sobre Tatiana. Não a conhecia. Não sou do seu círculo de amizades, mas todos hão de concordar que a médica é uma profissional de mão cheia e que trouxe significativos avanços para a área de saúde.

Mesmo sendo a saúde um problema nacional, o guia de Romero soube muito bem conquistar votos afirmando que a candidata do PMDB não tinha competência para administrar Campina, considerando que a mesma tinha passado pela Pasta da Saúde.

Confirmado o resultado das urnas, resta agora todos unidos por esta cidade que não tem mais cor. São amarelos e vermelhos vivendo intensamente essa paixão campinense.

Sem transferência
Dilma e Lula não somaram na conquista de votos em favor de Tatiana. O povo não se interessa, definitivamente, por opiniões de forasteiros, mesmo que eles tenham prestígio nacional. Fica a lição.

Serra venceu
É bom lembrar que a presidente Dilma não venceu em Campina. Para os campinenses, o tucano merecia ter sido eleito o Presidente do Brasil.

Tatiana ou Guilherme?
Após a vitória de Romero, uma pergunta fica no ar: será que Veneziano poderia ter acertado em ter escolhido Guilherme Almeida no lugar de Tatiana?

Alfredo Coordenador
Soube que o competente jornalista Marcos Alfredo será o coordenador de Comunicação da Prefeitura Municipal a partir de 2013.

PP no Governo?
Não estranhem se um parente do ex-prefeito Enivaldo Ribeiro (pai da ex-candidata a prefeita Daniella Ribeiro) for anunciado auxiliar no Governo Romero.

E na Câmara?
Diante desse novo contexto eleitoral, como será a bancada de oposição na Câmara Municipal campinense? Serão realmente 10 parlamentares nas hostes do PMDB? O tempo dirá...

Dantas vai pra Cultura
O suplente de vereador João Dantas deve ser mesmo confirmado Secretário de Cultura do Município, enquanto a atual titular, Eneida Agra, vai voltar às suas atividades na cultura – criadora que é do Festival de Inverno.

Quem volta?
Alguns jornalistas - antigos aliados do grupo Cunha Lima, pelo que soube, passarão a atuar com mais ênfase em Campina com a vitória de Romero: Ridismar Moraes, William Tejo, Fátima Queiroga, William Monteiro, entre outros.

O bom trabalho de Magno
Vários auxiliares do Governo Veneziano merecem o aplauso pelo bom trabalho. Na área de jornalismo registre-se a competência de Carlos Magno, que esteve à frente da Comunicação. Antes dele, não posso esquecer do amigo Kennedy Sales. Campina está bem servida nesse quesito.

Democracia
Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um - Fernando Sabino

Nenhum comentário: