terça-feira, 26 de agosto de 2008

Verdade ou mentira?

Dando uma rápida navegada pela Internet fiquei impressionado com a quantidade de matérias lançadas nos portais transformando a Paraíba (como num passe de mágica), como o Estado que superou todos os seus problemas e agora é primeiro em tudo. Até parece que conquistamos o Ouro na China. Eu até deveria dar graças a Deus por morar em um estado onde nosso Governador é operoso, mas tenho a plena convicção que tudo não passa de mais uma jogada do nosso “Chefe” para ganhar destaque no período eleitoral e beneficiar seus candidatos a prefeitos nos municípios paraibanos, especialmente Campina Grande, seu reduto eleitoral.

Só nesta segunda-feira, 25, em apenas um site, constatei matérias que nos deixam pensativos, como a que garante que a Paraíba agora é o maior produtor de abacaxi do Brasil.
Lembro-me bem que recentemente o Estado estava com sérias dificuldades na produção do abacaxi; os agricultores reclamavam de falta de apoio governamental e muitos já haviam partido para produzir outras culturas.

No mesmo site divulga-se que o Governador Cássio comemora que a Paraíba tenha sido destaque na geração de empregos formais; mais à frente destaca-se que até dezembro o Estado vai entregar quase 5 mil casas em vários municípios; que serão investidos 23 milhões de reais na Capital em obras e que João Pessoa terá mais R$ 30 milhões em serviços de drenagem e pavimentação.

É bom lembrar que em Campina Grande mais de 400 unidades foram abandonadas por esse mesmo Governo do Estado que aí está bem antes da campanha de 2006. Estão localizadas no bairro Novo Cruzeiro, onde lá residi e verifiquei dia a dia que não havia um só trabalhador na obra; agora, por ser ano eleitoral, arranjaram alguns homens e algum serviço está sendo feito.

Não quero de forma alguma declarar-me pessimista. A Paraíba tem um potencial enorme, mas não posso acreditar num governante, cassado duas vezes e com tantos outros na agulha para serem julgados pelo TRE-PB brevemente.

Não dá para acreditar que de uma hora pra outra tudo esteja bem na Paraíba. Comemora-se até pagamento de salários. Que coisa hein? Durma-se com um barulho desse!

Carreata proibida
Uma Coligação filmou uma carreata que aconteceu domingo no bairro das Malvinas, apesar da proibição da Justiça Eleitoral. A denúncia está sendo formalizada na Justiça e o vídeo já pode ser visto no site youtube.com.

A guerra
Pelo que vi no guia do candidato de Rômulo Gouveia, Campina Grande está entregue às moscas. Nada funciona segundo o postulante ao cargo de prefeito. Até parece que um furacão passou pela cidade e tudo foi destruído.

Oligarquias
O candidato Sizenando Leal não tem poupado críticas aos candidatos melhor destacados nas pesquisas, Veneziano e Rômulo. Segundo ele, os dois representam as grandes oligarquias da cidade e que têm por objetivo atender interesses pessoais e nada mais.

Marinho vetado
A gente não tem que concordar em tudo na vida. Não concordei, por exemplo, com a decisão de um juiz que vetou a fala do jornalista candidato a vereador Marcos Marinho, no guia eleitoral. Marinho disse que o povo precisava fazer uma faxina na Câmara Municipal para banir de vez a desonestidade. E ele mentiu?

Cássio e Lula
Comentam à boca miúda que a amizade do Governador Cássio com o presidente Lula tem sido fundamental para que sua gestão continue sem problemas... Qual será o motivo hein?

Merece investigação
A nossa imprensa precisa investigar melhor a detenção da senhora Marta, do Cartório de Galante, na operação I-Licitação da Policia Federal. Marta é mãe do candidato a vereador Márcio Melo, primo do deputado Romero Rodrigues, que é primo do Governador Cássio.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A ‘prisão’ de Xuxa

Foi de uma maldade extremada a notícia veiculada pelo Portal de João Pessoa – Wscom, da ‘prisão’ do Coordenador de Eventos da Prefeitura de Campina Grande, Beildo Elias, conhecido também por Xuxa (foto). A reportagem foi veiculada, irresponsavelmente, no Portal exatamente às 10h20 desta quinta-feira (dia 21) da seguinte forma : “A Operação I-licitação deflagrada ontem pela Policia Federal por determinação judicial gerando prisões em Campina Grande, Esperança e em João Pessoa teria chegado ao coordenador de eventos da Prefeitura de Campina Grande, Beildo Elias da Silva (conhecido por Xuxa), que está preso na PF de Campina Grande”.

O jornalista Walter Santos, diretor do Portal, confidenciou a esse colunista que recebeu a informação da ‘prisão’ de Xuxa por intermédio de um amigo do Sr. Erton Linhares, aquele mesmo que foi instruído pelo presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba para denunciar um suposto esquema de fraudes na gestão do prefeito Veneziano.

Vejam vocês a que ponto chegamos. Jornalistas, que se dizem sérios, senhores da verdade, publicam inverdades para atender interesses de grupos políticos e nada mais. Podem ter certeza que a ‘prisão’ de Xuxa vai ser amplamente explorada no guia eleitoral do candidato Rômulo Gouveia. E não se assustem se nas próximas horas o mesmo portal Wscom divulgar a ‘prisão’ do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e um outro auxiliar seu.

É de se lamentar a postura de alguns jornalistas em face ao processo eleitoral na Paraíba. Em Campina Grande está bem claro que mais de 90 por cento dos veículos de comunicação trabalham exclusivamente para que o atual prefeito seja derrotado. Os interesses são muitos e esses profissionais de imprensa jogam pelo esgoto as regras jornalísticas que aprenderam na Faculdade (se é que freqüentaram). Vale o poder que eles possuem enquanto detentores de programas de rádio, portais, comentários em TVs. etc. E é justamente por isso que uma grande parcela da sociedade tem ojeriza a jornalista. E não tiro a razão dessas pessoas, que entendem muito bem o que há por trás das notícias como a que foi publicada no Wscom que dá como certa a prisão de um auxiliar do prefeito Veneziano.

Xuxa livre
O Coordenador da PMCG, Beilson Elias, não foi nem convocado pela PF para depor naquela Operação I-Licitação. Trabalhou normalmente nesta quinta-feira e preferiu não responder ao que foi publicado pelo Wscom. Soube que o auxiliar vai procurar a Justiça para processar o Portal. O caminho é esse mesmo!

O buraco
Dizer que um buraco foi uma das causas daquele acidente na Avenida Rio Branco e que provocou a morte de uma criança de 5 anos de idade é maquiar a verdade. Não há buraco nenhum no local e não havia aglomerado de veículos no dia do acidente (dia 19), há que passava das 14h e os alunos já haviam entrado na escola que existe no local. É melhor a defesa da motorista que provocou o acidente arranjar uma outra argumentação. Essa não vai colar.

Propositivo?
O candidato Rômulo Gouveia não disse que seu guia eleitoral seria propositivo? Logo na estréia disparou sua metralhadora giratória contra Veneziano. Até mesmo Shaolin apareceu no guia, como se o humorista tivesse alguma credibilidade ou puxasse votos. Sem graça mesmo.

Desemplacado
Em poucos dias estarei detalhando a história de um vereador metido a honesto, mas que circula com seu carro pelas ruas da cidade desemplacado desde 2005. Uma vergonha. Aguardem.

De mãos dadas
O que está sendo publicado maldosamente por alguns jornais da cidade tem sido um prato cheio para o guia do candidato Rômulo. Parece que tudo foi combinado.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Baixou o nível

A campanha eleitoral em Campina Grande, pelo andar da carruagem, vai mesmo desbancar para o baixo nível. Os panfletos, não mais apócrifos, já circulam pela cidade, com denúncias diversas. A mais nova dá conta que a primeira-dama da cidade, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, recebe salário de R$ 1.700,00 do gabinete do Senador José Maranhão. Recatada, consciente do seu papel como esposa de um político que tem incomodado muita gente em Campina Grande, Ana Cláudia, pelo que soube, não vai responder à denúncia.

A matéria foi publicada pelo Jornal da Paraíba na edição do dia 09 último, com direito a fotografia da primeira-dama em primeira página. O Jornal não disse, mas Ana Cláudia é advogada e exerce a profissão há muito tempo.

Nesta segunda-feira, dia 11, a Coligação do candidato Rômulo Gouveia distribuiu fartamente panfleto pela cidade com a reprodução da matéria que objetiva atingir a imagem do candidato Veneziano. O que o Jornal da Paraíba fez tem deixado transparecer que a matéria foi publicada com o fito de atender interesses do grupo do Governador Cássio nesta campanha política. Ou estou enganado?

As Carreatas
Dizem que o fato de uma Coligação não querer a realização de carreatas em Campina está relacionada com a desestimulação da sua militância. Quem te viu quem te ver...

Desrespeitoso
Assim tem sido ‘profissional’ da Rádio Panorâmica FM, ao receber telefonemas de funcionários do departamento da Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, que exercem apenas seu trabalho de buscar dar resposta aos reclamos do povo no programa de emissora. O radialista atende ao telefone de forma grosseira e diz que o espaço só é concedido se a Justiça assim determinar. Algo deplorável a atitude desse rapaz que perdeu o bom senso e o respeito pelas pessoas. Seu nome não merece nem ser registrado em minha coluna. Um zero à esquerda como pessoa.

Não agüentou
O radialista Evandro, pelo que fui informado, não mais apresenta o programa jornalístico da manhã na Rádio Panorâmica FM. As informações de bastidores dão conta que o profissional quer distância dos que apresentam o dito programa.

Dércio se foi
O publicitário Dércio, do blog http://www.dercio.com.br/, revelou a secretário municipal que não é mais aliado do grupo Cunha Lima. O seu espaço na Internet vem sendo ocupado por notícias mais amenas. O que será que houve hein?

Daniela desistiu?
Comentários na cidade dão conta que a filha do ex-prefeito Enivaldo Ribeiro - Daniela Ribeiro, teria desistido de ser candidata a vereadora. O motivo seria por problema de saúde de um parente seu, mas, nos bastidores, juram que Daniela teria sido aconselhada a abandonar o barco...

Chamem a Polícia
Marcelinho Paraíba vai morar definitivamente no Brasil. Vai defender as cores do Flamengo. Quando a notícia saiu na imprensa, teve gente que vibrou no velho Zepa, mas outros já estão imaginando ter que suportar o craque de vez em quando na cidade...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Itu é aqui

Vocês devem ter ouvido falar na cidade de Itu, em São Paulo, município que tem mania de grandeza em tudo. Lá tudo é mesmo grande. Itu conquistou a fama de "Cidade dos Exageros" através de um quadro humorístico na TV Globo em 1967, onde o Simplício, Francisco Flaviano de Almeida, fazia um personagem que afirmava como "Em Itu tudo é Grande". E essa mania parece que contaminou o nosso Governador Cássio (foto), que tem divulgado números grandiosos quando se refere a investimentos no nosso tão combalido, mas aguerrido Estado.

Nessa semana a imprensa divulgou que teremos investimentos superiores a R$ 1 bilhão em obras diversas. É muito dinheiro caros amigos. Isso só pode ter sido uma sugestão daquele marqueteiro mui amigo de Cássio quando, em instantes de gênio, numa visita a Itu, teve essa idéia luminosa.

O Governador juntou tudo num pacotão antecipado de final de ano. Fez um levantamento das obras do PAC, rememorou ações em andamento, vislumbrou geração de empregos e a nossa imprensa engoliu tudo direitinho.

O nosso entusiasmado Governador disse ainda nesta segunda-feira, 04, que seu Governo gerou 12 mil empregos em Campina e aí listou obras de calçamento, construção de creches (onde mesmo?), bairro da Glória, abertura de avenidas (?), nova adutora, Hospital de Trauma, etc.

É questionável relacionar em geração de empregos obras esporádicas, como calçamento de ruas e outras construções, já que essas ações têm começo, meio e fim.

De toda sorte, resta-nos a esperança que a Paraíba ou quiçá Campina Grande, consiga superar a cidade de Itu em termos de grandeza. Já temos o Maior São do Mundo. É meio caminho andado.

‘Ficha Suja’ e os porcos
Tem candidato que não está dormindo direito com essa história da possibilidade da Justiça barrar candidatura do tão propalado ‘ficha suja’. Os porcos pelo menos terão companhia ‘agradável’ se isso realmente acontecer, como pode ser observado na ilustração ao lado.

As Pesqui$as eleitorais
É algo pra lá de assustador acompanhar as pesquisas eleitorais na Paraíba. Os números têm se mostrado divergentes à realidade dos fatos. As últimas eleições têm provado que não estou errado. De acordo com o Ibope, Rômulo Gouveia seria o prefeito eleito de Campina Grande e com grande diferença em 2004.

Pesqui$as/rejeição
Em pesquisa divulgada ultimamente, chama a atenção de todos a variação do item rejeição na corrida pela sucessão municipal em Campina Grande. O candidato Veneziano em maio tinha 14,92% e esse índice cresceu de lá para cá para 22,31%. Rômulo, em maio, contava com 19,54% e agora tem 21,54%. A assessoria de Veneziano anda desconfiada dos números, enquanto a de Rômulo comemora.

Vidente
O Portal Wscom de João Pessoa publicou que o número de indecisos em Campina Grande pode favorecer o candidato Rômulo Gouveia. Será que o jornalista Walter Santos, diretor do Portal, tem bola de cristal para afirmar isso?

Pode gravar
Sábado passado, no bairro da Liberdade, uma equipe supostamente ligada ao candidato Rômulo Gouveia fazia a filmagem do comício do candidato Veneziano, quando o locutor Kennedy Sales tranqüilizou os profissionais que poderiam continuar trabalhando, mas sugeriu que deveriam ter filmado os mais de 30 ônibus que estariam à disposição do comício de Rômulo ocorrido no mesmo bairro.

Abílio chateado
O jornalista Abílio José, pelo que fui informado, ficou chateado quando foi abordado por cidadão em restaurante que o teria criticado por ter feitos comentários na TV contra a administração municipal. Abílio disse que as colocações feitas por ele na TV Borborema, no programa A Hora do Povo na TV, nada têm a ver com o processo eleitoral e que as pessoas andam exaltadas demais e confundindo as coisas. Abílio é um dos amimadores dos comícios do candidato Rômulo Gouveia e garante que está desenvolvendo seu trabalho profissionalmente igualmente a tantos outros.

João Pinto elogiado
Concordo com o colega jornalista Rubens Nóbrega (do Correio da Paraíba) por ter parabenizado o presidente da API, João Pinto, quando fez publicar nota na imprensa naquele episódio envolvendo o site pessoense ClickPB e o Procurador Eleitoral Guilherme Ferraz. Na nota, João defendeu a liberdade de imprensa, mas disse que essa liberdade teve dar espaço ao contraditório. Concordo com João, apesar daqueles que apostavam numa nota mais contundente em benefício do site.

Procurador achincalhado
E por falar em Guilherme Ferraz, o Procurador tem sido motivo de ataques cruéis do grupo Cunha Lima. Ferraz teve papel decisivo nas investigações que resultaram nas duas cassações do Governador Cássio pelo TRE-PB. O próprio site ClickPB divulgou afirmação do deputado Fabiano Lucena (PSDB) que o Procurador teria usado de ‘malandragem’ para ingressar no serviço público na década de 80. Em tempo: dizem que o site tem na administração um filho do senador Cícero Lucena (PSDB) e ligadíssimo ao grupo Cunha Lima. Coisas da política paraibana.

Palavra do Senhor

Em tempos de ‘guerra’ pelo poder, nada melhor que a reflexão trazendo um versículo bíblico: "Cristo libertou-nos, para sermos realmente livres. Portanto, permaneçam firmes e não voltem mais a ser escravos." (Gálatas 5,1)”. Amém!