quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Quem é esse Cabeludo?

Em solidariedade ao amigo jornalista Apolinário Pimentel, gostaria de publicar no meu espaço o artigo por ele publicado em seu site - http://www.rededenoticias.com/, e que foi censurado pela Coligação do candidato Rômulo Gouveia, através de uma ação mal sucedida que foi impetrada na Justiça Eleitoral. Rômulo pediu à Justiça que fossem retiradas do ar uma matéria que fala sobre as obras do PAC no bairro do Araxá, a enquete perguntando quem o internauta acha que vai ganhar a eleição na cidade e o artigo intitulado ´Quem é esse cabeludo?´.

A representação, assinada pelos advogados Floriano de Paula Mendes Junior, Diogo Flávio Lyra Batista, José Fernandes Mariz e Alisson Taveira R. Leal, foi analisada pelo juiz Cláudio Pinto Lopes, juiz eleitoral da 71ª Zona e coordenador da Propaganda Eleitoral de Mídia. No u´ltimo dia 20 ele deu sua sentença e o site foi notificado nos seguintes termos:

Quanto à matéria das obras PAC no bairro do Araxá o juiz entendeu que “o jornal eletrônico sob comento, ao nosso sentir, veiculando matéria relacionada ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – de natureza federal, não nos parece, em primeiro instante, esteja direcionado à questão municipal”.

Sobre o artigo o juiz Cláudio Pinto Lopez, relatou o seguinte: “já a segunda reportagem, de maneira indireta, realça um e outro candidato, mesmo com a notícia sendo reportada com a chamada ´quem é esse cabeludo?”.

O terceiro pedido feito pela Coligação Por Amor à Campina teve deferimento por parte da Justiça Eleitoral, que determinou a retirada imediata do ar no site da enquete sobre quem o internauta acha que vai vencer a eleição.

O juiz entendeu que “finalmente, temos a questão da enquete, no nosso ver, em um primeiro instante, apresentada de forma irregular, sem as advertências a que se reporta a Legislação Eleitoral.

Confira o polêmico artigo de Apolinário

Quem é esse cabeludo?

Nunca, em tempo algum, houve na Paraíba uma união tão grande de forças políticas e financeiras contra um único homem. Campina Grande atualmente pode se considerar o centro do mundo político e o assunto de pauta de todos os meios de comunicação da região, por conta de uma briga titânica de um homem, seus cabelos grandes e suas ideologias, contra o resto, contra tudo e contra todos.

Mas quem é esse cabeludo que o povo chama de Veneziano? Que grande mistério há por baixo dos caracóis de seus cabelos que a oposição insiste, luta e não desiste de tentar derrotar a qualquer preço, de qualquer maneira e de todas as formas?

Que força move esse cabeludo, que mobiliza toda a máquina estadual e até mesmo o governador, pessoalmente, se empenha em pedir "pelo amor de Deus" que votem no seu candidato? Cássio – o governador - reuniu prefeitos de toda a região em Campina Grande e ´pediu´ que todos se ´mudem´ para a cidade e empenhem ao máximo na cata de votos para Rômulo Gouveia.

O mesmo fez o senador Efraim Morais e até o ex-senador Ney Suassuna (o homem do dinheiro) teve sua chegada anunciada com orgulho para também arregaçar as mangas – e os bolsos – em favor da candidatura do gordinho.

Como se isso não bastasse até o governador de São Paulo, José Serra, está empenhado na campanha tucana e nas passeatas (ou serão carreatas?) de Rômulo.

E tudo isso com um único e exclusivo objetivo: derrotar o cabeludo. Quem é esse cabeludo? O que ele fez e o que ele faz? O que pode fazer?
Além das forças políticas e financeiras até mesmo homens da Polícia Militar foram às ruas fortemente armados contra mulheres e crianças durante uma passeata do cabeludo e, pasmem, no bairro chamado LIBERDADE.

Nem mesmo nas favelas da Baixinha ou Severino de Branco os policiais usam tanto armamento e violência para entrar durante a madrugada. Mas em plena tarde de sexta-feira isso aconteceu contra o povo pacífico. E por que? Porque a passeata era comandada pelo cabeludo. O que ele tem?

O adversário diz com orgulho que dos 266.516 eleitores de Campina Grande 160 mil NÃO votaram em Veneziano. Mas esquece que desse mesmo total SOMENTE 104.449 votaram em Rômulo. E que eu saiba o presidente Lula assinou decreto fazendo mudanças na língua portuguesa e não na matemática. O cabeludo teve 106.844 votos e de acordo com a matemática esse número é maior que 104.449, a votação do gordinho.

Nem mesmo matematicamente é possível decifrar o mistério do cabeludo, que, ao que parece meio mundo quer derrotar.

Mas o pleito se aproxima e no próximo dia 26 o povo de Campina Grande vai, enfim, conhecer o vencedor. Qual cor vai predominar, se o amarelo, que na nossa bandeira nacional significa ouro e riquezas (que, conforme se comenta, são usados aos montes na campanha) ou o vermelho, que significa sangue (graças a Deus, até agora não derramado).

Creio que o dia 26 de outubro de 2008 vai ficar para sempre marcado na história da Paraíba, em particular de Campina Grande. Será o dia em que se saberá se um simples cabeludo conseguiu derrotar tudo e todos, ou se foi esmagado pelas forças que o combatem.
Mas quem é esse cabeludo? Por que tanta força e tanto poder contra ele? Será somente por que ele é cabeludo?

Apolinário Pimentel
Jornalista

Nenhum comentário: