segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Compra de votos

Às vezes chego a concordar com o grande jurista Rui Barbosa (foto), quando disse: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Época de traições?

Terminada a apuração, os candidatos a prefeito de Campina Grande - Veneziano e Rômulo partem para a conquista de novos votos e de apoios neste segundo turno. O mais cobiçado é Érico Feitosa, do PHS, que obteve 5.516 votos, algo surpreendente para um desconhecido, porém compreensível porque muitos eleitores sempre procuram alternativas de votarem em candidatos que não representam grupos tradicionais.

Foi uma segunda-feira, 06, de recompor as energias, reavaliar resultados e de pensar no futuro. O candidato Veneziano denunciou o que chamou de captação ilícita de votos. Declarou que jamais viu algo de tamanha desproporcionalidade como o que aconteceu nos dois dias que antecederam ao pleito, referindo-se ao uso da máquina estatal, além da compra de votos em plena luz do dia.

Rômulo também foi à ACI. Disse que era vitorioso, considerando que Veneziano propagava que venceria no primeiro turno. Disse em alto e bom tom que iria procurar Sizenando e Érico e que renunciaria se o prefeito candidato provasse que era inocente naquela história do cheque no valor de R$ 50 mil.

Alguns candidatos a cargo de vereador saíram das eleições com muitas dificuldades e estão sem saber o que irão fazer nesse segundo turno. Um deles já teria recebido um telefonema do Governador Cássio nesta segunda-feira para que apoiasse Rômulo. Um outro, eleito, também estaria magoado com seu grupo e estaria propenso, não declaradamente, a trabalhar para outro candidato diferentemente que apoiou no primeiro turno.

Apenas 20 dias nos separam das eleições do segundo turno. Até lá, muito a acontecer. A gente só lamenta que para a conquista do poder, os menos favorecidos sejam lembrados, com troca de favores, feiras, dentre outros artifícios. O bom seria que a busca pelo voto fosse através do convencimento. Infelizmente, na prática, constatei que tudo isso é uma ilusão. A força do poder econômico se sobrepõe às boas propostas. Infelizmente.

Igreja na campanha?
O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, que já passou pelo Ceará e lá ganhou o apelido de Dom tucano de batina (por suas ligações com o PSDB daquele Estado), foi alvo de críticas por parte do prefeito Veneziano. O candidato do PMDB disse que o representante da Igreja Católica no Estado focou mensagens, a dois dias do pleito, direcionadas a prejudicar a sua candidatura. E foi mesmo!

A nova Câmara
Diversos desconhecidos estarão ocupando o cargo de vereador nas próximas eleições. São eles: Tovar, Laelson, Cassiano, Rodolfo Rodrigues e Alcides da Weider. Juro que desconheço a história dessas pessoas como defensores do povo. Espero que tenham um histórico nesse sentido em suas vidas.

Bem perto
Na cidade de Boa Vista, o candidato pelo PSB, Tonito Almeida, quase chegou lá. A Diferença foi bem pequena. Pouco mais de 200 votos. Edvan Leite, do grupo do Governador Cássio sagrou-se vencedor.

Não foi massa
Na cidade de Massaranduba, o prefeito Mendonça não conseguiu fazer o sucessor. A atual secretária de Saúde, Maria Rogério, não logrou êxito. E olha que Mendonça tinha apoio (será?) do grupo do Governador Cássio. Andam contando uma história de traição por lá...

PT sem brilho?
O que será que houve com o Partido dos Trabalhadores em Campina Grande? Não fez um só candidato à Câmara de Vereadores, embora o atual parlamentar, Perón Japiassu, tenha tido uma boa votação – 3.618. O segundo mais votado no partido foi Socorro Ramalho, com 1.370, seguida de Eurivaldo, com 1.134 sufrágios.

Faltou corno
Algumas categorias são mesmo desunidas. O taxista e cantor brega Roberto Alexandre, conhecido por Rei dos Cornos, obteve apenas 84 votos pelo PHS.

Chateado
Dizem que o atual presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho da Caranguejo, anda insatisfeito com o grupo Cunha Lima, por não ter sido eleito. Obteve 3.533 votos. Nem o cargo de Presidente da atual legislatura fez Paulinho superar os seus pares.

Nenhum comentário: