domingo, 23 de novembro de 2008

Pobre e do PSDB

É mesmo incrível como os políticos agem e usam a imprensa para levar ao grande público informações que não correspondem com a realidade dos fatos. Vejamos o caso Cássio Cunha Lima, que está numa situação delicada após ter a cassação originária no TRE-PB ser confirmada pelo TSE.

Em entrevista na Paraíba, Cássio acusou o Correio da Paraíba de ter sido o autor da denúncia que teria levado milhares de pessoas à FAC e pegarem um dos famosos cheques (foram 35 mil apenas).

Cássio batizou o Correio da Paraíba de “Jornal do PMDB” e foi mais além. Acusou o dono do Sistema Correio, Roberto Cavalcanti, de agir assim apenas para ocupar uma vaga de Senador (Roberto é Suplente de José Maranhão, que deve assumir o Governo nos próximos dias).

Já em entrevista à imprensa ao eixo Sudeste, o ainda Governador Cássio dá uma versão incrível. Eu não esperava por essa. Disse que foi cassado porque governava um estado pobre e pelo fato de ser do PSDB, partido que não é aliado do presidente Lula, que é do PT.

Pelo amor de Deus, que desculpa mais surrealista. Ora, o próprio Governador tem sido um dos grandes defensores do Presidente Lula aqui na Paraíba e o próprio Presidente, quando esteve em outubro em Mossoró (RN), citou o Governo da Paraíba como um dos estados que tem recebido verbas federais, mesmo seu governante sendo do PSDB.

E tem mais, a imprensa do Sudeste bem que poderia ter sido informada que Cássio ainda foi cassado uma segunda vez pelo TRE da Paraíba e que outros processos poderão entrar em pauta oportunamente.

Portanto, essa história de dizer que foi cassado porque é de um estado pobre e por ser tucano é uma lástima. Bem que o nosso Governador poderia encerrar seu mandado sem essa.

Maranhão na mira
Cássio também usa os meios de comunicação que ainda tem acesso, principalmente os da Paraíba, para prestar informações equivocadas sobre os processos no TSE contra o Senador José Maranhão. O Governador lamenta que o TSE não tenha julgado processos de Maranhão do ano de 2002.

Os processos contra Maranhão
Os casos Cássio e Maranhão no TSE não totalmente distintos. Enquanto o de Cássio teve a cassação confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, os de Zé Maranhão foram rejeitados pela Corte paraibana. Pelo que se pode observar, o Governador está mesmo num mato sem cachorro e tenta, sem sucesso, trazer ao grande público, numa versão hitleriana, uma verdade que não existe.

Duro golpe?
Em entrevista, Cássio disse que “a soberania do voto popular sofreu um duro golpe”. Em minha opinião, duro golpe mesmo foi o que aconteceu em 64, quando muitos tiveram seus direitos políticos cassados ilegitimamente.

Nada de jornalismo
Um repórter da 101 FM de João Pessoa, durante entrevista coletiva do Governador Cássio, foi indelicado quando sugeriu a Cássio que conclamasse as mais de 1 milhão de pessoas que nele votaram em 2006 a irem às ruas em protesto pela cassação. Pelo menos desta vez, Cássio foi sensato ao dizer que não iria insuflar o povo a se manifestar contra um Tribunal. E agiria errado se assim tivesse decidido.

Um comentário:

Márcio Daniel Ramos disse...

eu tambem falei desse assunto no meu blog. mais a duas dúvidas que eu ainda não entendi:

1 - Cássio pode mesmo recorre ao TSF no cargo, ou ele está blefando?

2 - ele poderá ser candidato em 2010?

nos próximos dias estas respostas sairam...