quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mulheres no poder

Incrível e gratificante como as mulheres estão no auge. Elas estão em todo lugar, até mesmo em profissões antes improváveis para o sexo feminino, que não tem nada de frágil. Nesta semana duas valorosas mulheres ascederam a importantes cargos públicos em Campina Grande. Refiro-me a advogada Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, que assumirá o posto de Secretária de Interiorização do Governo do Estado e a assistente social Ana Cleide Rotondano, ex-presidente da Amde da Prefeitura Municipal campinense, alçada ao cargo de Chefe de Gabinete da mesma Pasta.

Lá encontrarão outra mulher já no exercício das suas funções, a ex-prefeita Cozete Barbosa, injustiçada e condenada por atos que não foram gerados na sua administração, mas decorrentes das armadilhas impostas por tempos não muito pretéritos. Aliás, a antiga estrela do PT tem uma larga experiência política e administrativa e que pode fazer bem a qualquer Governo.

Tanto Ana Cláudia como Ana Cleide serão peças importantes no apoio aos prefeitos interioranos e ao prefeito Veneziano Vital na execução de projetos administrativos e sociais. Não posso esquecer mais uma mulher que também empresta seu talento ao Governo Maranhão em Campina – a professora e petista Maria do Socorro Ramalho, que gerencia a 3ª Região de Ensino com muito brilho. A mulher é um anjo que Deus enviou ao mundo para evitar que os homens acabem com o que há de mais sagrado na vida: o direito à própria vida. Afinal, elas administram melhor e provam que estão de certa forma, imunes à corrupção e ao jogo sujo imposto pelos políticos profissionais – os carreiristas.

O PSB perde e muito
Lamentável a declaração do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho quando disse que o PSB não perdia nada com as saídas dos deputados estaduais Carlos Batinga, Leonardo Gadelha, Expedito Pereira, a suplente Nadja Palitot e Guilherme Almeida, além dos federais Marcondes Gadelha e Manoel Júnior. Claro que o partido perde, pois esses parlamentares possuem bases eleitorais fortes e representarão, nas eleições de 2010, um diferencial negativo em prol de Coutinho que almeja ser Governador.

Quantidade e qualidade
Ricardo vai mais além. Garante que o partido avança nas filiações de novos ‘companheiros’. Só em Campina Grande, gaba-se, já são mais de 50 filiações. Dizem as más (ou boas línguas), que a turma cassista está aderindo como louco ao partido na cidade. Pergunta ao prefeito da Capital: esses novos ‘companheiros’ não querem apenas se aproveitar do PSB? Essas novas adesões representam qualidade?

Vené e as entidades
Tudo bem que a Associação Comercial defenda os interesses dos seus associados, mas querer suspender uma obra como o recapeamento de ruas no centro comercial, é algo questionável. A recuperação de ruas como a João da Silva Pimentel, a Siqueira Campos e tantas outras, merece, no mínimo, o elogio da entidade. Obviamente que isso é algo difícil de acontecer...

Ilegítimo?
Tudo bem que o Senhor Cássio Cunha tenha todo o direito do mundo de estrebuchar e lamentar que não esteja mais desfrutando dos prazeres do posto de Governador, mas dizer que José Maranhão tem um Governo ilegítimo fere mortalmente o princípio da razoabilidade e do bom senso. Cássio precisa entender que foi cassado pela maior instância do País – o Tribunal Superior Eleitoral. Foi responsável por expor o Estado negativamente na grande imprensa com o uso de 35 mil cheques, dinheiro jogado da janela, dinheiro apreendido pela Polícia Rodoviária Federal e sem falar que foi cassado uma segunda vez pelo TRE-PB por uso promocional de jornal oficial. Tenha paciência...

A oposição calou
O prefeito Veneziano deu um nó na oposição na Câmara de Vereadores. O volume de obras na cidade é algo impressionante, mesmo estando no segundo mandato, quando normalmente as ações começam a cessar. Além do asfaltamento de ruas, a Prefeitura está executando obras de esgotamento sanitário em vários pontos, como na Rua João Wallig, no Distrito Industrial; a Casa do Artesão, a nova Feira da Prata, o novo Restaurante Popular, no Distrito dos Mecânicos, obras do PAC no Araxá e na região de Bodocongó, Canal do Meio na região do Novo Horizonte; reforma em 9 escolas, duplicação da Avenida Argemiro de Figueiredo em parceria com o Dnit, dentre outras.

Precisa se retratar
E por falar na Câmara de Vereadores local, o seu presidente e os integrantes da oposição precisam pedir desculpas públicas quando criticaram as obras da Feira da Prata. Até fizeram publicar, no Portal do Legislativo, matéria dando conta que a obra só estria pronta em 2010. A feira será inaugurada neste mês de outubro, para o desespero dos oposicionistas e para a alegria dos comerciantes do local e dos campinenses que acreditam na força do trabalho do prefeito Veneziano.

Solidariedade
Torço muito que a amiga jornalista Francinete Silva de Jesus saia logo do estaleiro e retorne ao batente. Francinete tem muitos bons serviços prestados ao jornalismo campinense. Quando comecei no Jornal da Paraíba, em 1985, ela era repórter e onde permanece até hoje, graças ao seu dinamismo e competência.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tu bebeu o que antes de escrever isso? Ta porra meu amigo faz um menos."administram melhor e provam que estão de certa forma, imunes à corrupção e ao jogo sujo imposto pelos políticos profissionais" dizer isso de Cozete e Socorro, Estais querendo enganar a quem, heim?

Anônimo disse...

Querido Josué, as ações de Vené em Campina calou não só a oposição, mas também a TV Paraíba.

Anônimo disse...

Na PB com certeza há muitas mulheres corajosas, vibrantes, inteligentes e que honram o nosso estado em todas as áreas. Mas estes exemplos que vc deu não vi graça. Ana Cláudia só tá assumindo este cargo pq é esposo de veneziano, quer dizer nada de mais. Pra vc mulheres importantes são as que estão com veneziano? As mulheres paraibanas de verdade não precisam de empregos comissionados pagos com dinheiro do povo. Vc deveria fazer outro artigo falando das mulheres que lutam de verdade!!!