domingo, 18 de outubro de 2009

Um dia pra refletir

O dia 14 deste mês, por ocasião da entrega da nova Feira da Prata, servirá, sem dúvida alguma, para muitas reflexões da parte daqueles que se arvoram donos de mandatos e senhores da razão. Refiro-me ao processo sucessório estadual que foi antecipado e é assunto corrente na imprensa e no meio político. O povo, na verdade, mostra-se distante de tudo isso, mero expectador, mas atento às tramas urdidas com interesses meramente pessoais.

Campina Grande, por volta das 10h, chegam juntos à Feira da Prata, o Governador José Maranhão, o deputado federal Vital Filho, deputados estaduais Guilherme Almeida, Ivaldo Morais, Rodrigo Soares, ex-deputado Gilvan Freire, prefeitos diversos - Nabor Vanderlei, de Patos; Jota Júnior, de Bayeux; etc.

Um público incalculável estava na nova Feira. Dava pra ver no rosto de cada um. Pessoas simples – feirante mesmo, daquele que não acreditava mais em político, tanto as promessas que ouviram ao longo de mais de 40 anos.

José Maranhão, batizado de malfeitor de Campina pelo grupo Cunha Lima, foi recebido festivamente. Nada de vaias. E diante disso, ficou bem claro que essas vaias eram meras armações do grupo cassista, comandadas por pessoas que recebiam salários via CPF e que nada produziam para o Estado.

Após os discursos de Veneziano, de Vitalzinho e tantos outros, anuncia-se a fala de ZéE eu conversava com ‘meus botões’: será que Maranhão vai ser vaiado?

Que nada, o ‘velhinho’ deitou e rolou na Feira da Prata – falou à vontade, distribuiu sorrisos, recebeu afagos de homens e mulheres que lhe agradeciam por dispensar da sua emenda individual, recursos para que a obra prometida se concretizasse.

A inauguração da Feira da Prata foi um termômetro interessante para avaliar como anda a credibilidade de Veneziano e Maranhão em Campina. Pelos aplausos, pelo carinho recebido, digo que o povo consciente reconhece que o grupo, como um todo, sem faltar ninguém, tem obra e discurso para superar adversidades e enfrentar os espinhos que surgirem no caminho de 2010.

Disposição
O Vereador Cassiano Pereira estava mesmo disposto na inauguração da Feira da Prata. Apareceu em todas as fotografias e imagens feitas pela imprensa. Afinal de contas, era um momento histórico e o jovem parlamentar queria aparecer, mesmo que a contragosto de alguns profissionais de imprensa que não gostaram da idéia.

Distante da política
O bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, tem sido presença marcante nas obras estruturantes inauguradas por Veneziano. Ofereceu as bênçãos por ocasião da inauguração do Plínio Lemos e também na nova Feira da Prata. Dom Jaime, pelo visto, prefere não trilhar pela cartilha seguida por Dom Aldo Pagoto.

O cara de pau
A Secretária de Estado da Interiorização, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, está buscando exercer seu ofício longe dos bajuladores que se encastelaram no antigo Escritório. Ana terá muito trabalho, mas acredito que ela não vai querer conviver com os inimigos.

Vai agir?
Pergunta de um companheiro jornalista ao novo superintendente do Detran de Campina Grande – Derlópidas Neves: será que os incautos e apaixonados por grupos políticos continuarão trabalhando normalmente no órgão?

Nenhum comentário: