sábado, 26 de fevereiro de 2011

O fim das ditaduras

O que aconteceu no Egito e agora na Líbia é o retrato fiel da nova sociedade que não suporta mais os que querem se perpetuar no topo da pirâmide a qualquer custo. A Paraíba também é o caso emblemático de uma luta sem fim daqueles que pousam de bons moços na mídia, mas que querem, na verdade, o poder por ambição.

Desde que me entendo de gente só ouço falar que a Paraíba é dominada por um grupo apenas. E não estou dizendo que esse grupo é composto por ditadores. Longe disso, embora eles não aceitem as regras democráticas e sejam radicalmente contra a alternância de poderes. Adoram a fama, colunas sociais, jornalistas a seu serviço e escravos ao seu redor.

Quando era jovem, Campina Grande era governada por Enivaldo Ribeiro, velha raposa da política paraibana. Depois vieram Ronaldo Cunha Lima, o filho Cássio, em seguida Félix Araújo (também apoiado pelo grupo Cunha Lima). Posteriormente retorna Cássio, uma eternidade - três vezes prefeito de Campina.

Corria o ano de 2004, quando governava a cidade Cozete Barbosa, a eterna musa do PT, gostem ou não alguns petistas.

Mas eis que surge um jovem de pouco mais de 30 anos de idade, cabelos longos, filho de um ilustre paraibano, o jurista e deputado Vital do Rêgo.

Pois bem me refiro ao atual prefeito Veneziano Vital, que desde 2005 vendo sendo alvo de processos diversos junto à Justiça Eleitoral. Já tentaram de tudo para tomar o poder do prefeito. Nenhum processo logrou êxito, já que foram montados para tentar ludibriar homens e mulheres de bem que integram a Corte Eleitoral e o Judiciário.

A ditadura que tenta se estabelecer na Paraíba para se tomar o poder pela mentira e pela montagem de processos é algo repugnante. As novas sociedades sabem muito bem quais os reais interesses dos que vivem a maquinar na Justiça e a ocupar generosos espaços na mídia comprometida.

Aplausos aos que lutam pela democracia. Que o Egito, a Líbia e a nossa Paraíba consigam se ver livres dos ditadores e das ditaduras de políticos profissionais.

A Cariri de todos nós

Nesta semana fui alvo de vários comentários por conta de nota que fiz na coluna anterior, com elogios ao programa ‘Comunicação Total’ apresentado pelo jornalista e amigo Apolinário Pimentel, na Rádio Cariri AM.

É importante destacar que sou admirador e ouvinte de quase todos os programas da Cariri. Torço e vibro com o jornalismo de Lenildo, Gustavo Ribeiro, Joacil Oliveira, Josusmar Barbosa, Rochinha, Romildo Nascimento, José Nilton – o Barra Pesada, Biliu com seu forró irreverente, Basílio Carneiro e tantos outros que mudaram para melhor o ‘modo operandis’ de fazer rádio em AM.

Um dos programas que acompanho diariamente (sou fã de carteirinha) – é o "Nas Asas do Tempo", com meu amigo gigante Romildo Nascimento. Neste dia 23, por exemplo, me deleitei recordando o grande Jessé da imortal "Porto Solidão". Quase fui às lágrimas.

Aliás, sou amante do rádio desde pequeno. Cresci ouvindo Joselito Lucena, Humberto de Campos, José Bezerra, Retalhos do Sertão, Geraldo Batista, Evilásio Junqueira (mais recentemente) e tantos outros que me fogem à memória.

Podem ter a certeza, a Cariri AM conseguiu atrair pra si uma significativa fatia de ouvintes que não mais suportava ouvir determinados programas que ferem o bom português e achincalham a democracia.

Para não pecar pela omissão, também acompanho a programação musical e jornalística das demais emissoras – especialmente Evilásio, José Cláudio e Edil Francis (na Clube) e Hiram Barbosa, Rostand Lucena e Joãozito Silva (na Caturité).

Feitos os esclarecimentos, renovo o mais sincero desejo que não apenas a Cariri (1160), continue a lutar pela conquista do topo da audiência, mas que também as demais (incluindo as FM’s) tenham vida longa e continuem a abrir os espaços para o bom debate.
Como diria o saudoso e inesquecível Vital do Rêgo pai, ponto e pronto!

Casca de banana

O vice-prefeito José Luiz Júnior (PSC), além de ter sido abençoado com a cura de enfermidades gravíssimas, dá provas que a idade não atingiu o seu raciocínio e nem a sua percepção da vida política. Vez por outra lhe lançam cascas de banana para tentar provocar um atrito com o prefeito Veneziano, mas Zé, astuto, tem exaltado a liderança do prefeito e mostrado que está afinado com o mesmo em todos os aspectos. Para a tristeza de alguns poucos que torcem pelo fim do mundo aqui e alhures.

Major Fábio elogia Cássio

Por intermédio do seu twitter, o major Fábio, o irrequieto homem da PM, elogiou Cássio que fez abordagem na TV Arapuan sobre a PEC 300: "Parabéns pela entrevista Cássio. Que o Governador tenha assistido e ouvido que o melhor caminho é e sempre será o diálogo com as classes", escreveu o militar.

E a pesquisa?
Sem comentários alongados sobre a tal pesquisa feita recentemente, embora respeitando o direito que cada um tem de votar e ser votado. Só acho que Campina Grande não vai querer retroceder. Chega de ditadura. "Esta terra de bravos, não será terra de escravos, nem reinado de opressão!" – Félix Araújo.

Recado
E não adiantam os e-mails agressivos que me enviam. Não me intimido nenhum pouco. Aos babões e aos parasitas deixo ao julgamento Divino.

Nenhum comentário: