segunda-feira, 11 de abril de 2011

Escadas


Nesta semana resolvi subi as escadas da antiga Câmara Municipal de Campina Grande – hoje Biblioteca Municipal. Fui mesmo pra matar a saudade. Saudade dos anos 90, um período que marcou época, não apenas pela qualidade dos vereadores, mas, sobretudo, pelos grandes temas que foram ali levantados.

Claro que a Câmara está hoje melhor instalada, em área nobre, com amplo estacionamento, ar condicionado central, gabinetes amplos, Divisão de Imprensa, um cafezinho para matar o tempo.

O grande diferencial mesmo é a qualidade dos parlamentares. Os de hoje deixam muito a desejar. Existem sim parlamentares dignos de registro e faço questão de enumerá-los: Fernando Carvalho, Olímpio Oliveira, Pimentel Filho, Metuselá Agra, Antônio Pereira, entre outros.

Entre os 16 atuais, alguns cinco ou seis usam a tribuna regularmente. Dentre estes, excluo das críticas o presidente Nelson Gomes Filho, que, pelo cargo, exerce um papel muito mais de conciliador e isso o vereador tem feito muito bem. E apesar de integrar a bancada de oposição já esteve ao lado do prefeito Veneziano em inúmeras solenidades e tem buscado votar em projetos do Executivo que representem ganhos para coletividade.

Tem parlamentar que tem se destacado por suas críticas infundadas, muito mais para preencher o ego dos que querem transformar Campina numa Líbia ou coisa parecida.

Coragem?
Amigo jornalista disse em sua prestigiada coluna política que a decisão do governador Ricardo Coutinho em afastar secretários foi um ato de coragem e de ousadia. No meu tempo isso se chamava turbulência e sinais de uma gestão que não começa bem.

Juarez e Paulo devolvidos
Os radialistas Juarez Amaral e Paulo Roberto Florêncio foram ‘destaque’ no Diário Oficial do Estado do dia 02 de abril. Por decisão do Governador Ricardo Coutinho, eles foram devolvidos ao órgão de origem. Por que será hein? Confira o ato abaixo:

RESENHA Nº 082 /2011 EXPEDIENTE DO DIA: 31 / 03 /2011

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 4º do Decreto nº14.167 de 12 de novembro de 1991, D E S P A C H O U os Processos abaixo relacionados RETORNANDO AO ORGÃO DE LOTAÇÃO os seguintes servidores.

PROCESSO MATRÍCULA NOME ÓRGÃO DE RETORNO
JUAREZ AMARAL DE MEDEIROS - 125.431-6

PAULO ROBERTO FLORENCIO - 125.433-2

Socorro Ramalho guerreira
A petista Socorro Ramalho, que tem um longo e importante histórico de lutas no partido e na vida administrativa campinense não se enclausurou , como acham alguns.

A intrépida Socorro, pelo que soube, vai disputar a presidência do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) em maio próximo, para o desespero dos que acham que Sindicato é para ganhar dinheiro e fazer politicagem.

E pensam que vai parar por aí? Em 2012, Socorro vai lutar para conquistar espaços mais audaciosos no Sintab do falante e desvirtuado Napoleão. Bem que o Sintab merece uma injeção de respeito ao funcionalismo.

No mesmo avião não
Quase que o voo do ex-governador Cássio deu problemas naquele dia do retorno a Campina Grande, após decisão do STF que derrubou a Ficha Limpa para 2010.

Não dá para explicar em detalhes, mas figuras políticas conhecidas da Paraíba estavam agendadas para o mesmo voo e decidiram de última hora cancelar a viagem.

Qual o medo de Ricardo?
Por qual motivo o governador Ricardo Coutinho (PSB), não quer receber em audiência o prefeito Veneziano Vital?

Será que ele teme que os holofotes da mídia o ofusquem diante da ascensão estadual que Veneziano conquistou? Será isso mesmo?

Em nome de Campina
Em nome desta cidade que tem um coração pulsando em cada esquina, conclamo para que o governador tenha bom senso e deixe as picuinhas políticas de lado. Espero que ele não faça como Cássio que negou várias parcerias com a Prefeitura e agora aparece na mídia pregando a união dos políticos pelo bem da Paraíba.

Comércio da carne
Não sei por que tanta polêmica em torno da decisão da ex-freira de Cajazeiras que queria abrir uma Locadora de Mulher. Falam tanto em prostituição, mas na nossa TV, na Playboy, nos sites, nas novelas, a prostituição é escancarada e ninguém faz nada; E o que é pior,a prostituição e a insinuação sexual estão todos os dias em nossas casas através da TV.

Novidades do São João 2011
Gilson Lira, Secretário de Desenvolvimento Econômico, anunciando novidades para o Maior São João deste ano. A Vila da Imprensa vai voltar ao lugar anterior, próximo da Rua Sebastião Donato; os repentistas vão ocupar espaço prestigiado na parte superior; o artista Genival Lacerda terá homenagem e o poeta cordelista Manoel Monteiro vai expor seus trabalhos no Parque do Povo.

Teremos ainda um piso especial para dançar forró no Arraial Hilton Motta,
parceria com a Igreja Católica para a instalação da Casa dos Santos Juninos, entre outros atrativos.

Só lembrando
Apesar da decisão do STF, é bom lembrar aos colegas jornalistas da terrinha e alhures que Cássio Cunha Lima não é Senador ainda. Existem três Senadores que estão em plena atuação: Cícero Lucena (PSDB); Vital Filho (PMDB) e Wilson Santiago (PMDB).

Cássio sequer tem registro de candidatura deferido e nem mesmo os seus mais de 1 milhão de votos existem. Só será Senador caso o Ministro Joaquim Barbosa venha a deferir seu registro. Por enquanto, é mortal como todos nós! E que Deus continue nos abençoando sempre!

Eneida é Campina
Eneida Agra Maracajá: esse nome tem respeito em nossa cidade e na vida cultural do País. O prefeito Veneziano acertou em definir o nome dela para a Secretaria de Cultura. E tendo Alexandre Tan como adjunto, a nossa cultura sai ganhando.

Nenhum comentário: