quinta-feira, 2 de julho de 2009

A Família Gadelha

A cada dia impressiona-me a força da família Gadelha. E não é uma família qualquer. São tantos os investimentos em Campina Grande que fica difícil enumerá-los. Atuam na área hospitalar, já entraram para a política, muitas das vezes de forma bem sucedida, mas agora ganham notoriedade na educação e na comunicação. O Cesed (Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento - foto), que reúne vários cursos superiores, é algo fantástico. O prédio obedece rigorosos padrões de modernidade e seu corpo funcional atende com muita presteza e eficiência. Diferentemente de outros grupos, a família acredita em Campina como poucos e olha que não é de hoje. Lembro-me que esses investimentos acontecem há mais de 10 anos, época em que muitos empresários campinenses estavam ‘fugindo’ da cidade, preferindo investir ora em João Pessoa ou em Natal.

Além da universidade, outro grande investimento da família Gadelha é a TV Itararé. E foi muito feliz ao escolher a TV Cultura como carro-chefe da sua programação. Campina Grande há muito tempo sonhava em ter uma emissora realmente comprometida com a cultura regional, papel que as duas concorrentes – TV Paraíba e Borborema, não souberam cumprir, salvo algumas raras exceções de épocas pretéritas.

Fica o exemplo dessa família para aquelas que só declaram ‘Amor a Campina’ em tempos de eleição. Aliás, as famílias as quais me refiro de forma abstrata, nem possuem investimentos na cidade. Também não é pra menos, declaram-se pobres perante a Receita Federal e nem possuem sequer contas bancárias ou veículos para serem chamados de ‘seus’.

A Força do Correio
A pressão para que os deputados ainda cassistas votem o empréstimo ao Estado via BNDES teve papel decisivo do Sistema Correio de Comunicação. Diariamente, na TV e no Rádio, os jornalistas enfatizaram o ‘esquema’ adotado pela presidência da Assembléia na tentativa de adiar a discussão sobre o tal empréstimo.

Aliás, o Sistema Correio do empresário e agora Senador Roberto Cavalcante tem uma capacidade impressionante de mobilizar as pessoas. Dá de goleada na concorrência.

Sem graça
Enquanto isso, as TVs Paraíba e Cabo Branco se contentam em realizar aquele insosso ForróFest, que até agora não conseguiu emplacar nenhum cantor de forró na mídia, mesmo após muitos anos de existência.

Nada a ver
E por falar nas citadas TVs, ouvir o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, sobre a realização do evento de forró em pleno Maior São João do Mundo foi mesmo um desrespeito ao prefeito Veneziano e aos campinenses.

Surpreendida?
A vereadora Daniela Ribeiro disse ter ficado impressionada com a ‘receptividade’ ao prefeito Ricardo Coutinho nas visitas que fez a Campina no São João. Pelo que observei, Coutinho é um grande desconhecido na cidade. Se for mesmo candidato a governador, só consegue votos dos campinenses se estiver aliado a um grupo político local. Como diria Aroldo Lucena, a densidade eleitoral de Ricardo limita-se a João Pessoa.

É outra coisa
O prefeito Veneziano percorreu diversas cidades paraibanas também no São João. Segundo Carlos Magno, assessor do ‘Cabeludo’, impressionou o assédio das pessoas ao prefeito - homens, mulheres e crianças de todas as idades. Em São Bento, a terra da empresária campinense Zouraide Silveira, teve até camisas estampadas saudando Vené. Em tempo: o pai de Zouraide – Dão Silveira, foi prefeito de São Bento três vezes. Zouraide apóia Veneziano em Campina.

Em busca de um palco
Concordo com o secretário de Finanças, Júlio César, o atual presidente do Sintab, Sr. Napoleão, quer apenas um palco para fazer nome, mesmo que tenha que faltar com a verdade e prejudicar milhares de pessoas. Quer ser tão conhecido assim como foi a ex-prefeita Cozete Barbosa no mesmo Sindicato. Dizem que ele será candidato a deputado estadual em 2010. Então tá explicado!

Vai Virar...
Em 2010, a frase célebre de Euclides da Cunha – “O Sertão vai virar Mar...” vai ter mesmo que ser reinventada. Aguardem!

Nenhum comentário: