segunda-feira, 28 de abril de 2008

O processo da FAC na berlinda?

Começo a acreditar que os advogados e a militância do Governador Cássio estão com a razão quando não se mostram lá muito desmotivados quando o assunto é o julgamento do processo da FAC pelo TSE. Pelo que tenho acompanhado nas últimas decisões do Ministro Carlos Ayres Britto (foto), o processo deve se arrastar mesmo para longos meses, com forte possibilidade de entrar, como diria Helder Moura, para as calendas gregas.

Custo a acreditar que o nosso Governador tenha mesmo feito “esforços” hercúleos lá em Brasília para emperrar o processo. São muitas as histórias que contam aqui na nossa terrinha. Algumas absurdas. Que alguns Ministros teriam simpatia com Cássio. Coisas do tipo.

O relator do processo, que vai assumir a presidência do TSE próximo dia 06, deve participar da sua última sessão do Tribunal, na condição de ministro, nesta terça-feira, 29, e não deve mesmo pedir a pauta do julgamento da FAC e até porque ele novamente abriu vistas do processo aos advogados de Cássio.

No caso específico do caso FAC, vale ressaltar que o Governador foi cassado por 5 a 1, tendo sido condenado em mais um processo, pelo uso do jornal A União. Há ainda o agravante que o TRE-PB rejeitou as contas de campanha do Governador, decisão mantida pelo próprio TSE.

Tenho a impressão de que esse negócio de pedido de vistas e outros recursos mais, têm se tornando “um bom negócio” no Brasil. Acredito até que se o grande jurista Rui Barbosa estivesse vivo, ele estaria de queixo caindo ante o que se faz nesses tribunais Brasil afora em benefício de quem rouba, mata e corrompe.


E isso tudo é muito ruim para o nosso Estado, inclusive para Cássio, que pode entrar para a história como o único Governador cassado duas veses por um mesmo Trbunal e que pode terminar o mandato mesmo assim.

Como sempre tenho, dito, o tempo resolve tudo. Até mesmo o processo da FAC.

Algumas notas

1 – O jornalista Biu Ramos, que escreveu livro sobre a vida do ex-governador Tarcísio Burity, revelou que o deputado Ricardo Barbosa foi quem avisou ao então Governador Ronaldo Cunha Lima que Burity estava no restaurante Gulliver e que culminou com aquela tragédia que todos bem sabem. A pergunta que se faz: será que Ricardo foi buscar o poeta em carro particular ou em carro oficial?

2 – Só agora é que todos ficaram sabendo que o Presídio do Serrotão, em Campina, foi construindo num lixão. Por isso a facilidade de se cavar túneis. A denúncia é do Sindicato que representa os agentes penitenciários no Estado;

3 – O presidente Lula pode vir a Campina Grande nos próximos dias. Vai acompanhar as obras do PAC e visitar o Cefet, além de outras obras do Governo na cidade, como o Restaurante Popular, as cozinhas comunitárias e as farmácias populares; A assessoria do prefeito Veneziano trabalha para que os chamados “papagaios de pirata” não compareçam à solenidade...

4 – A eleição da Coordenação dos Clubes de Mães em Campina foi um tiro no pé nas pretensões dos aliados do Governador Cássio. Mais da metade das mulheres votantes não foi ao pleito. Queriam votar em Maria Marques, impedida de registrar chapa por decisão judicial. Lembrando aquele ditado popular, no caso dessa eleição, ganharam mas não levaram a taça.

5 – Ainda em relação à Coordenação dos Clubes de Mães, vale registrar que há essa briga porque a entidade representa os interesses de mais de 80 clubes de mães da cidade, cujos clubes têm poder de decisão notadamente em ano político junto as suas comunidades.

Até a próxima e obrigado pela leitura!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela reabertura do espaço de comentários ... espero que Sergio Almeida, ou seja a parceria de João Dantas e Dercio Alcântara de Orleans e Bragança não toque os pés pela mãos ... respeitem a Vontade de Campina, seus... Dercio fica na tua cara e fala para João que a campanha dele está perdida com sítio ou sem sítio... Resta apostar em Monteiro Lobato... Sitio do Pica-pau amarelo... Txuru....